13 de Agosto de 2020,

Artigos

Cidades

A | A

Sexta-Feira, 09 de Maio de 2014, 16h:50 | Atualizado:

Semanada Transparência começa nesta segunda-feira

Alunos e professores da rede municipal de ensino participam a partir desta segunda-feira (12) da Semana da Transparência. O evento, realizado pela Prefeitura de Cuiabá, irá apresentar as principais ações desenvolvidas pelo Poder Público para fomentar o controle social por parte da população. A solenidade de abertura será realizada no auditório do Palácio Alencastro, às 08 horas.

A Semana da Transparência foi planejada pela Controladoria-Geral do Município para celebrar os dois anos de vigência da Lei de Acesso à Informação. Para tanto, entre os dias 12 e 16 de maio será realizada uma série de atividades com os estudantes, como circuito de brincadeiras e apresentação dos principais projetos desenvolvidos para dar ao cidadão maior acesso às informações de interesse público.

Para o controlador-geral do Município, Marcelo Bussiki, o evento será uma grande oportunidade que a administração terá de fomentar nos jovens o interesse pela participação das decisões e ações que interessam a coletividade. “Poderemos mostrar aos alunos a importância de se participar da vida cotidiana da Prefeitura”, disse.

Os estudantes que participarem da Semana da Transparência, além de conhecerem as ações de transparência, poderão ainda visitar a sala do prefeito Mauro Mendes para conhecer o local onde são tomadas as principais ações que afetam a vida de todos.

“É importante que desde pequeno o cidadão entenda a importância que ele tem dentro da organização pública, para que ele possa fiscalizar a administração. Por isso, desenvolvemos esse evento, que não só apresenta as ações da transparência, mas que também permite que os alunos entrem aqui e observem como nosso trabalho é desenvolvido”, afirmou a auditora pública, Priscilla Résio.

Para a realização da programação, a Controladoria-Geral do Município contou com a parceria de vários órgãos, como o Tribunal de Contas do Estado (TCE), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Controladoria-Geral da União (CGU). 

Somente no primeiro ano da administração do prefeito Mauro Mendes, foram desenvolvidos vários instrumentos de apoio na fiscalização para a população cuiabana. Entre elas, a Lei da Ficha Limpa para Cargos Comissionados, Decreto de Nepotismo, Cadastro de Impedidos (CIM), entre outras.



Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS