Representantes de 105 municípios participam do Seminário de Formação para Engenheiros e Arquitetos que teve início nesta terça-feira (27), na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). O objetivo do evento, que reúne cerca de 200 profissionais, é discutir os desafios e soluções para projetos e obras públicas executadas pelas prefeituras de Mato Grosso. A capacitação, que segue até quinta-feira (29), é promovida de forma híbrida, com atividades no auditório da associação e transmissão on-line.
O presidente em exercício da AMM, Hemerson Máximo, o Maninho, destacou a relevância da capacitação para o fortalecimento da gestão municipal. “A programação contará com especialistas que irão compartilhar conhecimentos e promover troca de experiências com os profissionais responsáveis por projetar, planejar e supervisionar obras fundamentais para a população”, destacou.
Durante a abertura do evento, Maninho assinou a ordem de serviço para a reforma da fachada da AMM, com projeto elaborado pela equipe da Central de Projetos da instituição. A obra visa à modernização da sede da associação, que este ano completou 42 anos de fundação e defesa dos municípios de Mato Grosso.
O coordenador da Central de Projetos da AMM, Geferson Almeida, explicou que o seminário foi idealizado para garantir resultados práticos para as gestões locais. “Além de fomentar maior conexão entre a associação e os municípios, o evento também é uma oportunidade para promover a interação com representantes de instituições que supervisionam e aprovam os projetos, aprofundando o entendimento sobre normativas e premissas legais”, assinalou.
A programação contará com a presença de técnicos especialistas de órgãos estaduais, federais e entidades de classe. Ainda nesta terça-feira haverá uma palestra magna com o auditor do Tribunal de Contas da União (TCU), Fabrício Mareco. Integram também a programação até quinta-feira representantes de secretarias de estado, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), entre outros.
Participaram também da abertura do seminário os representantes da Caixa Econômica Federal, Marcos Cardoso Alves, do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/MT), Marciane Curvo, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU/MT), Bruno Marçal, entre outros.
Parceiros estratégicos – O Seminário é realizado pela AMM com a parceria de instituições estratégicas para o desenvolvimento dos municípios, entre eles TCE/MT, CREA/MT, Mútua/MT, Caixa Econômica Federal, Energisa, CAU-MT, Funai, Ibama, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Seduc, Sinfra e Sema.