Cidades Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 14h:52 | Atualizado:

Sexta-Feira, 01 de Agosto de 2025, 14h:52 | Atualizado:

CACAU

Seminário promete expandir informações em MT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

botelho - cacau.jpg

 

Com o intuito de disseminar conhecimento sobre a cultura do cacau, formas de manejo, beneficiamento e comercialização dos derivados desse fruto, entre outros pontos de discussões, o 1° Seminário “Cacau-MT Familiar” será realizado em Cuiabá, no próximo dia 08 de agosto, a partir das 09 horas da manhã, no Teatro Zulmira Canavarros.

Esse programa é uma iniciativa do deputado estadual Eduardo Botelho (União), que juntamente com a equipe de profissionais do Instituto de Desenvolvimento da Agricultura Familiar (IDAF), foi lançado no início de 2025.

Como forma de convergir informações sobre a cultura do cacaueiro no país, em especial nos estados da Bahia, Rondônia e, mais recentemente, aqui em Mato Grosso, especialistas do setor, como mestres e doutores, ministrarão palestras sobre o cultivo desse fruto que é a base principal do chocolate.

O evento também contará com a participação do engenheiro agrônomo, Inael Nonato, popularmente conhecido como o “agrônomo de Vera”, que conta com quase 700 mil seguidores nas redes sociais.

Para o deputado Botelho, essa cultura é altamente rentável, com ganhos significativos para o pequeno produtor, e o estado de Mato Grosso tem todos os cenários para que a produção se desenvolva bem e alcance médios e grandes mercados. “Nós temos tudo que a planta precisa, luz solar intensa, solo bom, e estamos aqui para ajudar o pequeno produtor a se desenvolver e crescer nesse ramo de cultivo do cacau. Temos as parcerias para fazer acontecer, eu acredito nisso”, destacou.

Já de acordo com o diretor de projetos do IDAF, Mário Benevides, a ação é uma oportunidade para os produtores rurais do estado, em especial os de pequena escala, ampliarem o campo de conhecimentos sobre a cacauicultura.

“Mato Grosso tem grande potencial para ser gigante, também, no cultivo do cacau. Temos solo e clima favoráveis a essa cultura. Os pequenos produtores da Baixada Cuiabana terão sucesso implementando mais essa cultura em nosso estado, com certeza”, ressaltou.

As inscrições para participar do seminário são gratuitas e limitadas, e podem ser feitas através do site idaf-mt.com.br.

Mais informações: (65) 99224 8978 / 99222 0703





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet