Adentrar ao mercado de trabalho e permanecer empregado é um grande desafio mesmo para os mais experientes. A dificuldade de convivência com colegas e o líder, o descumprimento de normas, o assédio moral, a alocação em cargos que não são condizentes com a formação dos trabalhadores, ou mesmo, a indisponibilidade em desenvolver novas habilidades, fazem parte de uma extensa lista de problemas que podem surgir no ambiente de qualquer empresa. Para preparar melhor os estudantes para esse mundo do trabalho, os coordenadores e instrutores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) recebem a capacitação em Elaboração de Situações de Aprendizagem.
O curso é oferecido pelo Senai-Santa Catarina, cumprindo as diretrizes do Departamento Nacional e abrange a todos os estudantes, inclusive aqueles com necessidades especiais ou com dificuldade de aprendizado. De acordo com a coordenadora de ações inclusivas do Senai-MT, Denise Molina, o Senai-MT segue a metodologia Senai de Educação Profissional que concerne a toda padronização do material didático, salas de aula, acessibilidade e outros.
“Ao acompanhar os estudantes no exercício das funções no mercado de trabalho, percebeu-se que algumas adequações eram necessárias. Estamos revendo o nosso currículo, o material didático e, também, as propostas de aprendizagem de forma a incluir qualquer pessoa, respeitando a forma de aprendizado individual”, afirma.
De acordo com as coordenadoras pedagógicas, Myrthes Meinicke e Maristela de Lourdes Alves, responsáveis pela capacitação, o curso é uma oportunidade para os departamentos regionais ampliarem ainda mais a visão e o acesso à educação profissional de forma eficiente e responsável.
“Queremos que nossos estudantes saiam cada vez mais preparados para o mercado que os aguarda. Esse é o papel do Senai em oportunizar a todos uma qualificação de qualidade, com todas as ferramentas necessárias, tanto materiais quanto humanas, que permitam a ascensão profissional e uma vida digna”.