Cidades Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 08h:55 | Atualizado:

Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 08h:55 | Atualizado:

REGULAÇÃO

Servidor do Samu aciona a Justiça contra câmera instalada por coordenadora

Magistrado negou retirar o equipamento usado para monitorar abandonos de plantões

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

camera seguranca

 

Um servidor do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) entrou na justiça reclamando de uma suposta “vigilância” contra os servidores que atuam na central de regulação do órgão. Segundo informações do processo ingressado pelo servidor, as imagens captadas por uma câmera de vigilância, instalada na central de regulação, seria de uso pessoal de uma coordenadora do Samu.

“Argumenta que a câmera é de uso pessoal da coordenadora, controlada remotamente via Wi-Fi, o que expõe a rede a vulnerabilidades e viola os direitos à privacidade e intimidade dos servidores, em desrespeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e aos princípios constitucionais de dignidade e inviolabilidade da vida privada”, alega o servidor.

No processo, o trabalhador pede a retirada da câmera. O caso está sob análise do juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, Francisco Ney Gaiva. Em decisão publicada nesta segunda-feira (4), ele manteve o monitoramento, e revelou supostas irregularidades na atuação de servidores, como furtos, “saídas prolongadas” e abandono de plantões dos profissionais de saúde.

“A instalação da câmera de monitoramento se justificou diante de irregularidades observadas pela central de regulação do Samu, tais como abandono de plantões antes do término do horário previsto, trocas irregulares de plantonistas e saídas prolongadas e injustificadas dos servidores durante o plantão. A instalação da câmera também foi estimulada por situações de furto de objetos pessoais nas dependências do estabelecimento, o que gerou o acionamento das autoridades policiais e a confecção de B.O.”, revelou o juiz.

O servidor ainda pode recorrer do processo.





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • Cansado

    Quarta-Feira, 06 de Novembro de 2024, 10h35
  • A síndica do meu prédio, colocou várias câmeras em lugares não estratégicos para bisbilhotar a vida alheia. Não vou falar com ela nem muito menos entrar na justiça por isso. Eu levo uma bandeira e a ponho na frente da câmera! Tirar minha bandeira dali, na minha presença, ela não se atreve! Problema resolvido! Mas como se trata de local de trabalho, é diferente!
    1
    0



  • VOU ALÉM.

    Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 16h39
  • Concordo plenamente, inclusive vou além. Seria bom que instalassem câmeras nos GABINETES onde se negociam VENDAS DE SENTENÇAS, CORRUPÇÕES, DESVIOS DE DINHEIRO PÚBLICO, ENRIQUECIMENTO ILÍCITO, FRAUDES EM LICITAÇÕES, PAGAMENTO DE NOTAS GELADAS, etc, etc, etc.
    7
    0



  • JOSEH

    Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 15h10
  • Correto o servidor.
    2
    3



  • joão campos

    Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 13h22
  • Quem não deve não teme, pau neles.
    7
    5



  • Plínio Oliveira

    Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 10h31
  • Em primeiro lugar, o local de trabalho é publico. Não tem nada a ver com violação da privacidade e/ou intimidade. Em segundo lugar, quem trabalha corretamente não teme câmera de segurança, ou seja, quem não deve , não teme. Parabéns ao magistrado que percebeu a intenção escusa do servidor denunciante. Perdeu Mané!
    16
    6



  • OBSERVADOR

    Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 09h30
  • Vai trabalhar servido vagab... Trabalhar que é bom Nada !! Merece uma taca isso sim..
    12
    7



  • Sanfoneiro do Apocalipse

    Terça-Feira, 05 de Novembro de 2024, 09h12
  • Para me fiscalizar não podeeeeeeee!!!! Mas para fiscalizar os outros (policiais) podeeeeee!!!...Como é contraditório o comportamento de todo Animal Social (humano)...
    14
    5











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet