Servidores do Fórum de Rondonópolis participaram de palestra sobre autismo e neurodivergência, na tarde do dia 5 de maio (segunda-feira). O evento foi realizado no plenário do Tribunal do Júri e buscou conscientizar o público interno sobre o autismo, além de discutir desafios, oportunidades e fortalecer a rede de apoio e inclusão.
A promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, uma das palestrantes do evento, afirmou que a iniciativa do Judiciário em promover a palestra é muito importante, na medida em que permite o conhecimento sobre o tema e possibilita que os servidores possam acolher melhor as pessoas autistas e neurodivergentes.
“Com informação, conseguimos afastar o preconceito e levar conscientização para todos os usuários da Justiça”, destacou.
A psicóloga Raquel Peron, que também conversou com os servidores, fez questão de enfatizar que a inclusão começa com o atendimento e que a palestra, realizada dentro do Fórum, foi um ato de escuta, sensibilização e reparação, principalmente para adultos autistas que passaram a vida mascarando seus traços para parecerem normais.
“Com informação, sensibilização e prática, construímos uma sociedade mais justa, mais acessível e verdadeiramente humana”, disse a psicóloga.