O uso de álcool e drogas não afeta apenas a saúde e a qualidade de vida de uma pessoa, interfere também no ambiente de trabalho mostrando reflexos negativos sobre a produtividade da empresa. Por isso, o Escritório das Nações Unidas Contra Drogas e Crime (UNODC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) do Rio Grande do Sul, desde 1995 trabalha no Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas, com o intuito de reduzir o consumo de álcool e outras substâncias.
Este ano, o projeto foi implantado em Mato Grosso, na Milan Móveis Indústria e Comércio Ltda., por meio do Sesi-MT, entidade do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). O projeto foi apresentado aos trabalhadores durante a ‘Folia da Prevenção’, ocorrida nos dias 27 e 28 de fevereiro. Cerca de 200 colaboradores participaram de uma palestra sobre prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e o abuso no consumo de álcool durante o Carnaval.
Para a coordenadora de Recursos Humanos, Regina Maura Guimarães, a ação é muito válida. “Mesmo que existam propagandas de conscientização, muitos deles extrapolam no consumo de álcool e acabam experimentando outras substâncias. Queremos que eles saibam que a empresa também se preocupa com o bem-estar e saúde deles”, pontua.
A auxiliar de produção, Clarice Regina Neves, aprovou a ação. “Existem pessoas que sabem que é necessário se prevenir, mas acabam não fazendo o uso de camisinha. E a palestra foi conduzida de maneira divertida, com brincadeiras, então todo mundo prestou atenção”. Além da palestra, os trabalhadores também participaram de uma ginástica laboral no início e um ‘pequeno Carnaval’ ao final da palestra, com música e confetes.
O Projeto de Prevenção ao Uso de Drogas tem duração de 12 meses e irá aliar palestras com atividades vivenciais e rodas de terapia. Em março, o Sesi-MT estará presente na Milan no dia 10/03, com uma comemoração ao Dia Internacional da Mulher, distribuindo brindes e dando dicas de maquiagem. Ainda esse mês, será feita uma palestra de sensibilização para apresentar o projeto com maior profundidade.
Para a coordenadora da Unidade de Qualidade de Vida do Sesi-MT, Patrícia Reis, o projeto tem como objetivo mostrar aos trabalhadores que o consumo de álcool e drogas afeta também sua produção. “Não só com palestras, mas por meio de caminhadas ecológicas, relaxamento induzido e ginástica laboral, queremos levar mais qualidade de vida e saúde a esses colaboradores e seus dependentes”, conclui.