Cidades Quinta-Feira, 13 de Março de 2025, 07h:56 | Atualizado:

Quinta-Feira, 13 de Março de 2025, 07h:56 | Atualizado:

PARCERIA

Sesp assina protocolo para criar programa Jovem Cidadão

Objetivo é ampliar oportunidades para adolescentes infratores

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

jovem cidadao

 

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) assinou nesta quarta-feira (12), na Rede Cidadã, em Cuiabá, o Protocolo de Reciprocidade para a criação do programa interinstitucional "Jovem Cidadão", em parceria com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso. A iniciativa integra as ações do Programa Fazendo Justiça, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

O objetivo do programa é ampliar oportunidades de aprendizagem e qualificação profissional para adolescentes e jovens, em cumprimento e pós-cumprimento de medidas socioeducativas. A proposta busca fortalecer o protagonismo desses jovens, oferecendo meios para sua reinserção social e profissional.

Por meio do protocolo, será destinada uma porcentagem de vagas nos cursos oferecidos pelos núcleos da Rede Cidadã no estado. Essas vagas serão direcionadas a adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em meio fechado e aberto, conforme a disponibilidade de cada polo. Atualmente, cinco jovens já participam dos cursos oferecidos pela Rede Cidadã em Cuiabá.

No ato de assinatura, o secretário-adjunto de Segurança Pública, coronel PM Héverton Mourett destacou a importância da Rede Cidadã na ajuda a prevenção à violência. “O programa nos ajuda a identificar essas crianças e dar assistência primária. Ele nos permite acompanhá-las e fazer com que elas tenham o contato com valores muito importantes, ajudando a transformá-las em seus ambientes e fazer com que elas sejam cidadãos com possibilidades no mundo real”, afirmou o secretário. 

A Rede Cidadã oferece atividades educativas, culturais e esportivas para jovens entre 8 e 17 anos em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Nova Olímpia e Rondonópolis. Além disso, disponibiliza cursos de informática básica, capacitando os participantes para o mundo digital e o mercado de trabalho.

O desembargador Orlando Perri ressaltou a importância do programa “Jovem Cidadão” e afirmou  ser um grande trabalho em parceria com o Governo do Estado.  “Este projeto é maravilhoso. É o começo de vários outros que nós queremos empreender junto ao Estado de Mato Grosso para começarmos a transformar a nossa juventude”, afirmou o desembargador. 

A cerimônia de assinatura também contou com a presença da juíza Leilamar Aparecida Rodrigues; secretário de Justiça Vitor Hugo Bruzulato; secretária- adjunta de Justiça Lenice Silva; superintendente do Sistema Socioeducativo, Iberê Ferreira; promotor de Justiça Augusto Cezar Fuzaro e o defensor público Alysson Costa Ourives.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet