Cidades Sábado, 17 de Maio de 2025, 01h:19 | Atualizado:

Sábado, 17 de Maio de 2025, 01h:19 | Atualizado:

TECNOLOGIA

Sistema de monitoramento de crimes é destaque nacional

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

 

ENCONTRO NACIONAL GESTORES.jpg

 

“Esse programa realmente nos mostra o quanto nós estamos avançados e o quanto fica fácil acompanhar cada um dos indicadores criminais, ampliando a capacidade de visualização, compreensão dos territórios do que os dados dizem por si só”, afirmou o representante da coordenação-geral de Análise e Estatística do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Kleber Maciel de Farias Júnior sobre o Geoportal. O sistema desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) foi destaque durante o Encontro Nacional de Gestores Estaduais de Estatísticas de Segurança Pública, realizado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O evento teve inicio no dia 12/5 e terminou nesta sexta-feira (16), em Brasília.

Utilizado pela primeira vez nas Eleições de 2024 para monitoramento em tempo real de crimes eleitorais o sistema foi desenvolvido pelo setor de Tecnologia da Informação da Sesp.

A superintendente do Observatório de Segurança Pública (OBS), Tatiana Pilger e coordenadora de Análise Criminal Fabiane Melo, que apresentaram o Geoportal durante o evento, destacaram a eficiência e os resultados positivos obtidos a partir da implantação do programa.

“O sistema permite acompanhamento em tempo real de ocorrências, facilitando a tomada de decisões mais eficazes, oferecendo uma resposta à população das medidas de segurança pública muito mais rápida”, pontou a superintendente.

Tatiana Pilger acrescentou que Mato Grosso apresentou uma ferramenta de otimização da prestação de serviço de segurança pública e que outros estados manifestaram interesse em fazer uma visita técnica e conhecer a ferramenta.

Atualmente, o mesmo sistema é utilizado para monitoramento de ocorrências como violência nas escolas, crimes contra a vida e crimes envolvendo facções criminosas e conflitos agrários.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet