O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu informações sobre a quantidade de agulhas e seringas no estoque da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O requerimento foi feito na última quinta-feira (11) para sete estados, entre eles, Mato Grosso.
Segundo Lewandowski, as informações devem discriminar a quantidade destinada à execução do Plano Nacional de Vacinação, as reservadas ao atendimento das ações ordinárias de saúde pública local e as que serão destinadas para utilização no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.
Este já é o segundo requerimento feito pelo STF. No dia 15 de janeiro, outro pedido de compartilhamento havia sido feito. No entanto, o despacho não foi cumprido em sete estados: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Piauí, Roraima e Sergipe.
Por causa disso, no último dia 11, o ministro fez novo despacho, com o objetivo de determinar ao governo que realize todos os procedimentos para a aquisição das vacinas.
Desde o início da pandemia, até esta segunda-feira (15), 234.154 casos já foram confirmados em Mato Grosso e 5.485 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus no estado.
A taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto em Mato Grosso está em 68% e dos leitos de enfermaria está em 34%. Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 288 internações em UTIs públicas e 296 em enfermarias públicas.