Cidades Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 18h:42 | Atualizado:

Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 18h:42 | Atualizado:

ELDORADO ILEGAL

TJ suspende lei que autorizava garimpos em reservas ambientais de MT

Decisão é liminar e serão realizadas audiências para debater o tema

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

mineracao em reserva ambiental, garimpo

 

A Justiça Estadual suspendeu dispositivos da Lei Complementar 717/2022, que apresentam hipótese de permissibilidade de exploração, por meio da mineração, de áreas de Reserva Legal em Mato Grosso. A decisão liminar foi proferida na tarde desta quinta-feira (10) pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
 
A relatora da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho, informou que irá realizar uma audiência pública para debater o assunto e no futuro ter subsídios para o julgamento do mérito. O corregedor-geral de Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, se colocou à disposição para auxiliar na organização do evento.
 
A decisão liminar responde ao pedido formulado pelo Ministério Público do Estado (MPE-MT) para suspender a norma aprovada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e sancionada pelo governador do Estado no dia 28 de janeiro deste ano. Na ação, o MPE solicita ainda a interrupção de quaisquer atos administrativos, como licenças e autorizações, que decorram da lei questionada.
 
O colegiado, à unanimidade, deferiu a liminar, nos termos do voto da relatora. O procurador-geral de Justiça, Jose Antônio Borges, acompanhou a sessão e elogiou a decisão.
Ele reforçou a importância do colegiado nos julgamentos e se comprometeu a participar da audiência pública.




Postar um novo comentário





Comentários (4)

  • Cuiabrasa

    Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 22h53
  • Vergonhosamente o governador parece ser hj o maior garimpeiro de MT,interessado nessa demanda....logicamente qto pior para o meio ambiente,melhor para o governador Mauro goiano!!!! Parabéns ao TJ.
    6
    0



  • Geraldo Magela

    Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 21h23
  • Essa é a primeira vez que o Judiciário decide fazer uma audiência pública para embasar uma decisão. O TJ tem que dizer apenas se o projeto é constitucional ou não, se fere legislação federal ou não, conforme supõe o autor da ação, o MP. Simples assim, o resto é palanque pra promotores, magistrados e ambientalistas.
    4
    1



  • Fátima

    Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 20h46
  • O MPE E O MPF, TEM DE INVESTIGAR OS POLÍTICOS QUE ESTÃO POR DE TRAZ DA CRIAÇÃO DESSA LEI QUE PERMITE A EXPRORACAO DA MINERAÇÃO EM ÁREAS DE RESERVAS LEGAIS. ISSO É LEGISLAR A FAVOR DAS CAUSAS PRÓPRIAS .
    7
    0



  • Ambientalista

    Quinta-Feira, 10 de Fevereiro de 2022, 19h11
  • Parabéns ao TJ MT por suspender essa lei vergonhosa e todos sabem a quem interessa essa lei que autoriza garimpados em área de reserva essa lei foi votada a toque de caixa! O MPE tem que investigar e denunciar quem estar por trás dessas leis depredadoras do meio ambiente.
    9
    1











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet