A Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) realizou reunião para a apresentação e análise das principais ações do Plano de Gestão 2025/2026 alinhadas ao Planejamento Estratégico do Poder Judiciário Estadual que, por sua vez, está alinhado ao Planejamento Nacional. Também foi apresentado o panorama do Plano de Arrancada, que abrange as atividades dos 90 primeiros dias da atual gestão e se encerra em 05 de maio.
O presidente do TJMT, desembargador José Zuquim Nogueira, destacou o período de transformações significativas e a importância de refletir sobre o impacto do trabalho do Judiciário na vida dos cidadãos. Enfatizou ainda a necessidade de avançar na modernização dos serviços, transformação digital e gestão estratégica de pessoas, com foco em transparência, inovação e eficiência.
"Este encontro representa um momento estratégico para avaliarmos nosso desempenho, analisarmos os desafios e oportunidades do cenário atual e, principalmente, reforçarmos nosso compromisso com a excelência na prestação jurisdicional. Precisamos continuar avançando na modernização dos serviços, na transformação digital e na gestão estratégica de pessoas, sempre com foco na transparência, inovação e eficiência. A presença de todos contribui com o atingimento das nossas metas e objetivos”, afirmou o presidente.
Na reunião, conduzida pelo coordenador de Planejamento, Afonso Maciel, foram apresentados, por exemplo, indicadores de desempenho e de litígio, projetos estratégicos e iniciativas que visam fortalecer a governança institucional, aprimorar a infraestrutura tecnológica e elevar a efetividade da prestação de serviços judiciais, além de orçamento e deliberações.
A reunião N1 antecede a Reunião de Análise Estratégica (RAE), que ocorre a cada quatro meses. Além da Presidência e da Administração do Tribunal, participaram da reunião os juízes-auxiliares da Presidência, Túlio Duailibi e Emerson Luís Pereira Cajango; da Vice-Presidência, Antonio Veloso Peleja Junior e Gerardo Humberto Alves da Silva Junior; e da Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ), Jorge Alexandre Martins Ferreira e Anna Paula Gomes de Freitas; o diretor-geral do TJMT, Flávio de Paiva Pinto; a vice-diretora-geral, Renata Bueno; e coordenadores e gestores de áreas.
Indicadores Estratégicos e Metas - A reunião apresentou, ainda, indicadores estratégicos do PJMT, juntamente com as metas estabelecidas para os anos de 2025 e 2026. Os indicadores abrangem diversas áreas, como celeridade do atendimento, gestão de pessoas, inovação, tecnologia da informação, governança institucional, gestão do conhecimento, efetividade da prestação jurisdicional, transformação digital, conciliação, transparência, eficiência e sustentabilidade.
Projetos Estratégicos – Também foram apresentados os projetos estratégicos do PJMT para o biênio 2025-2026, que visam impulsionar a modernização e aprimorar os serviços oferecidos à sociedade. Entre os projetos, destacam-se o Prêmio CNJ de Qualidade, que é um projeto contínuo para conquistar e manter o selo Diamante; atualização da Estrutura Organizacional; modernização de TIC no PJMT; integração institucional e acesso à Justiça; Programa de Transformação Digital e gestão estratégica de pessoas.
Análise de Litígio - A reunião apresentou projeções de litígio para os anos de 2025 e 2026, com dados sobre o número de processos novos, baixados e pendentes. As projeções indicam um aumento no número de processos novos e baixados, e uma redução no número de processos pendentes.
Outros Pontos Abordados - A reunião também abordou outros temas relevantes, como o Índice de Atendimento à Demanda (IAD), taxas de congestionamento, metas nacionais do Poder Judiciário, resultados por eixo do Prêmio CNJ de Qualidade, o Plano de Arrancada da Gestão 2025-2026, consultorias em andamento e orçamento para 2025.
Prêmio CNJ de Qualidade - De acordo com Anderson Cristiano Neisse, gerente de Estatística e Gestão Estratégica da Coordenaria de Planejamento, as projeções se apresentam melhores do que dos outros anos.
Plano de Arrancada 2025 - O Plano, que compreende atividades desenvolvidas de 03 de fevereiro a 05 de maio, é acompanhado semanalmente. As 24 áreas envolvidas já atingiram 52% de resultado das centenas de ações e subações em andamento. A equipe de Gestão Estratégica monitora os percentuais e contata as áreas com atrasos. O acompanhamento é disponibilizado ao desembargador presidente, que iniciará reuniões individuais com as áreas a partir da próxima semana.