Cento e quarenta e uma cidades de Mato Grosso, incluindo a Capital, estão em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar. As informações são do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
A umidade do ar pode ficar abaixo dos 15%. É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que a população se hidrate, evite aglomerações em ambientes fechados e evite os exercícios físicos ao ar livre as 10h às 16h.
Nesta sexta-feira (16), Cuiabá completa 99 dias sem chuva. A última chuva registrada na Capital foi no dia 9 de maio, de acordo com o Inpe. Não há a estimativa de que chove nos próximos dias.
Somada à baixa umidade, as temperaturas seguem elevadas. Nesta sexta-feira (16), os termômetros podem chegar aos 36°C, com mínimas de 20°C. No sábado (17), os termômetros variam entre os 37°C e 20°C.
No domingo (18), por fim, a temperatura pode atingir os 38°C, com mínima de 21°C. Neste dia, a umidade pode chegar aos 14%.
De acordo com a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, julho foi o mês mais quente do planeta nos últimos 140 anos. A instituição americana informou que a média global das temperaturas foi 0,95°C superior à média de todo o século 20.
Pedra 90
Domingo, 18 de Agosto de 2019, 10h14