Trinta magistrados e um promotor de Rondônia participarão no sábado (5 de abril) do 1º Torneio de Tiro da Magistratura Estadual Mato-grossense, que será realizado no Clube de Tiro Pantanal, localizado na Rodovia Emanuel Pinheiro, estrada para Chapada dos Guimarães.
Promovido pela Coordenadoria Militar do Tribunal de Justiça, o campeonato é inédito no Poder Judiciário em todo país, tem caráter esportivo e visa estimular a preocupação dos magistrados com a autodefesa.
O festival terá sistema eletrônico de registro de pontuação, que levará em conta não só o acerto e/ou a distância em que o tiro pegou do alvo, mas também o tempo utilizado por cada competidor para a execução da prova.
Conforme o coordenador militar, coronel Wilson Batista, a relação dos inscritos já foi enviada aos árbitros do clube e agora restam apenas os últimos preparativos e acerto dos detalhes logísticos. Ele informa que magistrados que não entraram na disputa, bem como servidores, poderão levar a família para assistir ao evento esportivo.
Cursos
O projeto da Coordenadoria Militar de capacitar magistrados para a autodefesa terá continuidade ao longo do ano com a oferta de cursos de tiro para as comarcas que se interessarem. Oito juízes do polo de Cáceres já fizeram o treinamento em março e outros grupos de magistrados do polo de Alta Floresta e polo de Tangará da Serra também já manifestaram o interesse pela formação.
“Queremos massificar cada vez mais as técnicas e as formas corretas de utilização de arma de fogo”, destaca o coronel Wilson Batista. O setor também tem planos de expandir a competição para outros estados e viabilizar um grande torneio de tiro nacional.