Cidades Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2022, 13h:37 | Atualizado:

Quarta-Feira, 19 de Outubro de 2022, 13h:37 | Atualizado:

Notícia

TRT-MT apresenta ações de combate ao trabalho infantil

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Rayane Nascimento, que hoje é tenente-coronel de uma guarda mirim de Lucas do Rio Verde, participou quando adolescente do projeto Cidadão do Futuro que há mais de 25 anos oferece noções de educação moral e cívica para crianças e adolescentes. Já Kerisson Martins, que ingressou aos 13 anos no projeto Social Casa do Adolescente de Rondonópolis, hoje é universitário e está inserido no mercado de trabalho.

Eles são alguns dos muitos exemplos de jovens que tiveram o futuro mudado por projetos sociais que já receberam destinações de recursos da Justiça do Trabalho em Mato Grosso. Essas e outras histórias foram apresentadas na live“Trabalho Infantil, Proteção Social e Aprendizagem Profissional”, promovidas pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) nessa terça (18).

Durante o evento, os tribunais trabalhistas da região Centro Oeste apresentaram as ações de combate ao trabalho infantil. O TRT mato-grossense apresentou um vídeo com cerca de 5 minutos detalhando alguns dos projetos realizados.

Além das destinações de recursos proveniente de ações civis públicas e da execução de termos de ajustamento de condutas (TACs) que tramitam na Justiça do Trabalho, também foram apresentados o game Futuro em Jogo , as participações no projeto Ribeirinho Cidadão, e a Corrida do Trabalho realizada em 2018 com o tema “ Diga não ao Trabalho Infantil”.

Mudança de vida

No evento, a tenente-coronel Rayane Nascimento destacou a importância de toda a sociedade apoiar projetos sociais que dão oportunidades a crianças e adolescentes. “Fui incentivada pelo projeto e hoje sou formada em direito e estou cursando Serviço Social. Tenho uma família e tudo isso através do apoio da Justiça do Trabalho que abriu caminho para tantas coisas boas na minha vida”, afirmou.

Kerisson, que hoje trabalha em um banco, também enfatiza a importância do apoio que teve no projeto social para transformar sua vida. “Esse projeto certamente tirou a mim e meus irmãos da rua. Minha mãe podia confiar que estávamos tendo incentivo, estudando e aprendendo a ser excelentes cidadãos. Hoje, dou graças a Deus por ter passado pela casa”.

Seminário

A programação dessa sexta está inserida em um conjunto de lives nacionais, uma de cada região do Brasil, que culminará no 6º Seminário Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem, no dia 10 de novembro, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do TST.

A primeira live do programa abordou o tema “O julgamento das causas envolvendo trabalho infantil sob a perspectiva da infância e adolescência”, realizada pelo TRT de Pernambuco, em parceria com os regionais da região Nordeste. Confira abaixo as próximas edições do projeto:

Dia 21/10, 10h, região Sudeste: Aprendizagem Social

Dia 27/10, 10h, região Sul: Aprendizagem para os Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa

Dia 04/11, 10h, região Norte: Exploração Sexual do Trabalho Infantil





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet