Cidades Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2024, 09h:31 | Atualizado:

Segunda-Feira, 09 de Setembro de 2024, 09h:31 | Atualizado:

NEGOCIAÇÕES

TRT-MT recebe prêmio por desempenho na semana de conciliação trabalhista

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

premio-TRT

 

Com uma movimentação de mais de R$ 30 milhões, o Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso (TRT/MT) foi o que registrou o melhor resultado na Semana da Conciliação Trabalhista de 2024, na categoria tribunais de pequeno porte. O desempenho foi reconhecido em solenidade de premiação realizada na quinta-feira (5), em Brasília, durante reunião da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (Conaproc).

A 8ª edição da Semana Nacional de Conciliação Trabalhista foi realizada em maio deste ano e contou com a participação de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho mato-grossense que, durante os cinco dias do evento, promoveram 1.955 audiências. O número engloba 434 audiências promovidas nos Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputa (Cejusc) de 1º e 2º Graus, além das 1.418 audiências nas varas do trabalho e outras 40 na Secretaria de Execução do Tribunal.

Para a coordenadora do Cejusc 2º grau, desembargadora Beatriz Theodoro, foi uma satisfação receber o reconhecimento público do TRT mato-grossense na promoção da pacificação social. “É um trabalho desenvolvido em equipe que nos enche de alegria ao saber que a gente consegue motivar as partes, que são os principais atores envolvidos, aqueles que de fato nos interessam. A construção da cultura da paz é importante para a solução de litígios, especialmente em espaços preparados para essa finalidade, como são os Cejusc. Um local em que os sentimentos podem ser externados e nos permite a construção de pontes à base do diálogo e da mediação”.

Reconecta ODR

No evento, a juíza auxiliar da Presidência do TRT/MT, Leda Lima, apresentou o projeto “Reconecta ODR”. A iniciativa consiste na criação de um grupo de whatsApp em que se coleta a autorização das partes envolvidas e fica registrado em ata de audiência a continuidade das tratativas por meio ODR.

O procedimento é adotado quando as negociações não resultam em acordo, mas com observação da possibilidade de conciliação em outro momento. As negociações seguem até a resolução da demanda pelo prazo registrado em ata ou, se inconciliados, prossegue-se a tramitação do processo.

A iniciativa teve resultados tão positivos que o Cejusc 2º Grau aderiu ao atendimento. Conforme a juíza Leda, o Reconecta ODR também contribui para dar publicidade aos trabalhos realizados, atender mais jurisdicionados com as pautas de reuniões diárias conduzidas por uma conciliadora do TRT. Com isso, reduz-se o prazo médio dos processos e auxilia na pauta de audiências do Cejusc.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet