Cidades Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 15h:10 | Atualizado:

Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 15h:10 | Atualizado:

SITUAÇÃO CRÍTICA

UFMT sofre com prejuízos após temporal e pede socorro

 

MARIA KLARA DUQUE
Gazeta Digital

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

UFMT - CHUVA.jpg

 

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) enfrenta uma situação crítica após as fortes chuvas que atingiram Cuiabá na tarde desta terça-feira (8). Os danos foram significativos: tetos cederam, móveis e equipamentos foram danificados e parte da instituição ficou sem energia elétrica.

A biblioteca central e seu acervo também foram atingidos pela água. Documentos e livros de grande valor acadêmico correm risco de deterioração, agravando ainda mais o impacto causado pelo temporal.

Apesar dos estragos, a reitora da universidade, Marluce Souza e Silva, afirmou em entrevista ao programa Tribuna, da rádio Vila Real que, até o momento, não há necessidade de suspender as aulas. “Essa chuva trouxe muitas dificuldades. Perdemos muito mobiliário, muito equipamento, e estamos agora analisando qual é mesmo a nossa perda”, declarou.

A preocupação se intensifica com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que aponta possibilidade de mais chuvas nesta quarta-feira (9). A reitora teme que os danos possam se agravar, principalmente em estruturas mais sensíveis como o Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS), que abriga dezenas de animais em recuperação.

UFMT - CHUVA1.jpg

 

“Nós temos os animaizinhos lá no CEMPAS, que também precisam de atenção, os nossos freezers de alimentação que são servidos para esses animais”, destacou Marluce.

A universidade já realizou os trâmites administrativos para a contratação emergencial de serviços de reparo, incluindo a finalização das licitações e a escolha da empresa responsável pelas obras. No entanto, a instituição ainda aguarda a liberação dos recursos necessários.

“Nós já tomamos todas as providências administrativas, realizamos as licitações, temos a empresa que vai realizar o serviço, mas o recurso ainda não está disponível para a Universidade Federal de Mato Grosso”, completou a reitora.

A UFMT agora busca apoio junto ao Governo Federal e demais órgãos competentes para conseguir recursos emergenciais e minimizar os impactos da tempestade sobre suas estruturas e atividades.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Ademir

    Quarta-Feira, 09 de Abril de 2025, 16h37
  • Faz o L , que o pai de vcs o 9 dedos, e os alunos inúteiis ajudam com dinheiro e rifas !!!! Pelo menos assim os inúteis esqueropatas fumadores e cheiradores de esquerda fazem algo útil , de protestar por dinheiro pra UFMT , a desculpa , isso eles não fazem contra o paizinho, eles são de paz e amor !!!! Vão dar a culpa em quem agora gente inútil!!?
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet