Mato Grosso completou nesta terça-feira (18) um ano do início da vacinação contra a Covid-19. Ao todo, 60% da população já tomou as duas doses do imunizante, o que corresponde a 2.164.104 de pessoas com o esquema vacinal completo.
Um total de 2.567.619 pessoas tomaram só a primeira dose, que corresponde a 71% da população do estado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso possui 3.567.234 de habitantes.
Após um ano do início da vacinação, pessoas que possuem intervalo de 120 dias da segunda dose já podem tomar a dose de reforço.
Em Mato Grosso, 317.396 pessoas já tomaram a dose de reforço.
O primeiro lote da vacina, que foi da Coronavac, continha pouco mais de 65 mil doses, que foram encaminhadas até o Centro de Distribuição da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), responsável pela divisão para cada município.
À época, seguindo o plano de vacinação do governo federal, só eram autorizadas a aplicação da AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade de Oxford, e da Coronacac, produzida pela farmacêutica SinoVac e pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
Pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), os primeiros grupos vacinados foram os trabalhadores da área da saúde, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, indígenas aldeados em terras demarcadas, comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.
Em Mato Grosso, a primeira pessoa a ser vacinada foi a técnica de enfermagem do Hospital Metropolitano, localizado em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Luiza Batista de Almeida Silva, de 43 anos.
Na época, ela atuava na linha de frente do combate ao vírus, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Covid-19 do hospital de referência do estado. Depois de Luiza, outros seis profissionais da saúde também se vacinaram no mesmo dia.
Os efeitos da vacinação foram sentidos na prática a partir de agosto do ano passado. A ampliação da campanha fez com que os casos e o número de mortes pela doença diminuíssem. Em todo o estado, houve a flexibilização das medidas restritivas após a redução dos casos.
Casos de Covid-19
Desde o começo da pandemia até o início da vacinação, o estado já tinha atingido 200.134 casos confirmados da Covid-19 e 4.815 óbitos em decorrência do coronavírus, conforme boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Até aquele momento, Mato Grosso havia tido apenas um pico da pandemia, em julho de 2020, com o maior registro de casos no estado em um mês.
A pouca quantidade de doses distribuídas inicialmente não foram suficientes para frear uma nova onda do coronavírus no mês de março.
O estado registrava mais de 125 mortes por dia, naquele mês. Uma morte pelo vírus a cada 12 minutos. Março foi o pior mês desde o início da pandemia.
Após um ano do início da vacinação, Mato Grosso já registrou desde o início da pandemia, 582.373 casos do vírus e 14.144 mortes, segundo a SES.