30 de Março de 2020,

Artigos

Cidades

A | A

Quarta-Feira, 22 de Outubro de 2014, 18h:47 | Atualizado:

Unemat celebra oitavo Acordo de Cooperação internacional

O reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Dionei José da Silva, e o vice-chanceler da University of East Anglia (UEA), David Richardson, assinaram em 14 de outubro um termo de cooperação em pesquisa entre a Unemat e a UEA, de Norwich, no Reino Unido. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Áurea Ignácio, o assessor da Unemat, Manoel dos Santos Filho e o professor titular da School of Environmental Science da UEA, Carlos Augusto Peres, acompanharam o reitor.

“A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estabelece, entre os critérios de avaliação da pós-graduação stricto sensu no país, a cooperação internacional considerando um forte mecanismo de ampliação das experiências locais e o fortalecimento das dimensões dos programas nas diferentes áreas de conhecimento”, explica a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Gradução. “É um mecanismo de colaboração mútua, incluindo o intercâmbio de docentes e alunos dos programas de mestrado e doutorado da Unemat e das Instituições parceiras. Este tipo de cooperação prevê missões internacionais, seja para etapas de docência de pesquisadores do exterior na Unemat e vice-versa. A cooperação inclui ainda missões de pesquisa, sejam elas de campo, laboratórios, museus, centros de referência e, sobretudo, a consolidação de grupos de pesquisa com parceiros nacionais e internacionais”, disse Áurea.

A Unemat conta atualmente com oito Acordos de Cooperação Internacional vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu, envolvendo os programas de educação, estudos literários, linguística, ecologia e conservação, genética e melhoramento de plantas, ciências ambientais e o curso de história. Os acordos são realizados com universidades da Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Inglaterra, México e Portugal.

Também se encontram em fase de implementação três novos acordos entre a Universidade de Sucre, na Bolívia, e o curso de história da Unemat; a Universidade de Lisboa, em Portugal, com os programas de pós-graduação em Estudos Literários, em Educação e em Linguística; e a Universidade de Exeter, na Inglaterra, com o programa de pós-graduação em ecologia.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS