Alunos do curso de Odontologia da Universidade de Cuiabá (Unic) enfrentam problemas para colar grau. Isso porque em todos os semestres cursados na instituição, os estudantes enfrentaram problemas para se adequar ao portal acadêmico.
“Em um ano que eu estou na instituição o meu portal mudou seis vezes em relação à grade, a aproveitamento de matérias, a notas de matérias que foram cursadas e até hoje não foram lançadas e matérias que ora pareciam cursadas e dias depois apareciam reprovadas ou então apareciam como aproveitamento”, disse uma aluna.
Outra aluna chegou a dizer que eles estão sendo tratados feitos “cachorro”. Ela disse que quando assinou o contrato, a Unic fez promessas de 30% de desconto no Financiamento Estudantil, além de uma Pós-Graduação em Odontologia.
No entanto, nada disso foi cumprido pela instituição, além de detalhar problemas no portal do aluno. “Eu tenho imprimido um portal do dia 15 de agosto que consta uma grade e uma tanto x de matéria que precisava ser cursada que tinha sido aproveitada. Hoje, o portal que eu imprimi, simplesmente está totalmente diferente, o sistema do nada mudou”, afirmou.
Os formandos afirmam que depois que o Grupo Kroton comprou a Unic, o sistema mudou e virou uma ‘bagunça’. “Nós sofremos com descaso dos funcionários de todos os setores, mas a questão do sistema dificultou muito. O Sistema Kroton é um sistema muito falho”, finaliza a estudante.
Diante da “confusão” envolvendo o sistema da Universidade de Cuiabá, os formandos podem ver um sonho se transformar em pesadelo. A lista que foi disponibilizada no dia 16 de agosto constava como 32 alunos aptos a colar grau, onde a responsável pela cerimônia pediu para que quem não tivesse com o nome na lista fosse até a faculdade, falar com a coordenação ou com secretária do curso.
“Ela disse que isso é uma questão que geralmente acontecia e nos deu um prazo de até 14h para resolver a questão. Ao chegar à faculdade, simplesmente não conseguimos falar com ninguém responsável. Simplesmente ninguém nos atendeu. O coordenador atendeu somente um aluno, pois ele estava na presença de uma advogada que ameaçou chamar a imprensa e fazer denúncia no Ministério Público”, conta a estudante.
A jovem relata que após o coordenador passar 4 horas com esse aluno e advogada dentro de sala, ele saiu e falou aos alunos que não poderia resolver, pois foi erro dos alunos deixar para a última hora. Os alunos então se dirigiram a reitoria onde a coordenadora geral convocou o coordenador do curso e os auxiliares. Ele solicitou todos os históricos para conversar com aluno por aluno.
“Não resolveu nada. Ao final da tarde foram acrescentados mais 4 nomes, ficando com 36 alunos. Um deles era do aluno que estava na presença da advogada. Ficaram para trás 44 alunos, que segundo a Unic não estavam aptos a colar grau”, assinala.
De acordo com os estudantes, o problema enfrentado ocorreu decido a um erro de sistema. A maioria dos nomes que estavam impedidos de colar grau eram alunos que foram transferidos de outras unidades e não tiveram o aproveitamento de matéria feito corretamente.
A resposta da Unic foi que no momento não era possível resolver, mas que depois iria abrir uma sala especial para que os alunos pudessem fazer as matérias pendentes e colar grau na reitoria. Caso os alunos não estivessem satisfeitos, eles deveriam procurar outra instituição para colar grau.
Ainda conforme os estudantes, nem todos os que formaram estavam aptos a colar grau. Alguns alunos estariam devendo matérias. “Não sei se por ajuda ou outro meio, mas eles conseguiram colar grau, enquanto 44 não conseguiram”.
Os formandos afirmam que depois que o Grupo Kroton comprou a Unic, o sistema mudou e virou uma ‘bagunça’. “Nós sofremos com descaso dos funcionários de todos os setores, mas a questão do sistema dificultou muito. O Sistema Kroton é um sistema muito falho”, finaliza a estudante.
OUTRO LADO
Por meio de nota, a Unic afirmou que o grupo de alunos que não se formou ainda não concluiu todas as disciplinas necessárias para poder colar grau.
Íntegra da nota:
A Unic informa que os estudantes do curso de Odontologia não estavam habilitados para recebimento do grau acadêmico, uma vez que não concluíram todas as disciplinas constantes na grade curricular do curso. A instituição reitera que está em contato direto com seus alunos para sanar dúvidas e continua à disposição para qualquer esclarecimento adicional.
Helton Dennis Soares
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018, 17h14Carlis
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018, 16h16Joao
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018, 15h28Joao
Terça-Feira, 21 de Agosto de 2018, 15h28celer
Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018, 18h19sonhandocomaformatura
Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018, 17h43