Nesta terça-feira (18.03), às 19h, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), do Cristo Rei sediará a aula inaugural do Projeto Japuíra , aos 28 inscritos selecionados de Várzea Grande. Trata-se de curso profissionalizante industrial (corte/costura), viabilizado pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria firmada com a, Rede Cidadã , Instituto Mato-Grossense do Algodão e Associações Mato-Grossenses do Algodão e de Proteção à Vida e ao Meio Ambiente (APVA). Este curso terá duração de 90 dias, com aulas teóricas e práticas em período integral, das 7h30 às 17h. O material didático e as 16 máquinas industriais de costura foram doados, pelo Instituto Mato-Grossense do Algodão.
O projeto Japuíra nasceu da preocupação da cadeia produtiva do algodão de Mato Grosso, com a sua responsabilidade social. A Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (AMPA). O trabalho busca desenvolver trabalhos que estimulassem o crescimento socioeconômico no Estado. A proposta do Japuíra surgiu como forma de incentivar o desenvolvimento profissional na área de costura industrial, alternativa para a geração de emprego, trabalho e renda.
Segundo a primeira-dama de Várzea Grande, Jaqueline Guimarães - coordenadora voluntária - a vinda do Projeto Japuíra a Várzea Grande é importante para assegurar a capacitação dos trabalhadores nessa área, além de assegurar o desdobramento do benefício em outros polos do município.
"É uma das preocupações da gestão atual; proporcionar condições de acomodação dos nossos trabalhadores no mercado de trabalho. O setor têxtil é um dos que registram déficit de pessoal qualificado, ainda que tenha vagas. Devidamente capacitados em corte e costura industrial, os trabalhadores terão condições de ocupar essas vagas. É importante destacar o trabalho empenhado dos parceiros da Prefeitura: Rede Cidadã e o APVA, para garantir que o Projeto também criasse bases por aqui. O próximo bairro a ser contemplado pelo Japuíra é o São Mateus", informou Jaqueline Guimarães.