Cidades Segunda-Feira, 12 de Maio de 2014, 09h:51 | Atualizado:

Segunda-Feira, 12 de Maio de 2014, 09h:51 | Atualizado:

Notícia

VG lança obra do PSF no Vitória Régia

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Mais de 16 mil várzea-grandenses serão beneficiados com a construção da obra do Programa de Saúde da Família (PSF Porte 4). Orçada em R$ 772.068,69, o polo Vitória Régia atenderá seis bairros circunvizinhos, das 7h às 17h de segunda a sexta-feira. Com uma equipe de quatro médicos, especialistas em Saúde da Família, quatro enfermeiros, quatro técnicos e 40 agentes comunitários de saúde, a entrega da construção está prevista para setembro. A obra foi lançada nesta sexta-feira (9), às 17h e faz parte das comemorações alusivas aos 147 anos de Várzea Grande.

Para a dona de casa Antônia Silva Pereira, 32 anos, casada, moradora do bairro há cinco anos e mãe de quatro filhos menores, a unidade de saúde irá mudar a realidade de sua família e moradores. “Ter um PSF no meu bairro me dá a segurança de que eu e minha família estaremos amparados. Para mim foi um presente de Deus”, disse emocionada.

Agente comunitária de saúde do bairro Vitória Régia há sete anos, Cristiane de Almeida, disse que o trabalho já era realizado. Porém a construção irá ajudar a intensificar o trabalho dos 40 agentes.

O prefeito Walace Guimarães, informou que recebeu o município com 12% de atendimento do PSF. Hoje o atendimento subiu para 20%. Mas até o final de sua gestão entregará o município com 80% de atendimento. “Já temos verba garantida para o trabalho. Vale lembrar que o Ministério da Saúde tem como meta 72% de cobertura, por município. Mas vou lutar para fechar nossa gestão com 100% de cobertura. Posso afirmar que isso é raro no país”, sinalizou.

PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA -  É a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada no país.  

A Atenção básica é um conjunto de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrange a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde. É a porta de entrada do sistema de saúde e se articula com os outros níveis de atenção.

O evento contou com a presença do vererador Ferrinho, da primeira-dama Jaqueline Guimarães, do secretário municipal de Saúde, Daoud M. Khamis Abdallah, da sub-secretária de Atenção Básica, Jaqueline Miliosi, do secretariado municipal, do Capitão Manoel (representando o Comando/VG), da equipe de agentes comunitários de saúde da região, moradores do bairros e sociedade civil organizada.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet