Um homem flagrou um desmoronamento de terra no Portão do Inferno, na rodovia estadual Emanuel Pinheiro (MT-251), em Chapada dos Guimarães (65 km de Cuiabá), na manhã de sexta-feira (17).
O flagrante foi publicado pelo site Alô Chapada. O vídeo, gravado pelo motorista, mostra um amontoado de terra no chão às margens da rodovia causado pelo deslizamento. Na gravação, o homem está dirigindo pelo local quando avista o monte de terra. Na sequência, é possível ouvi-lo dizendo que “o portão do Inferno estava desabando”.
Cabe ressaltar que essa não é a primeira vez que incidentes dessa natureza ocorre no local. Em janeiro 2022, após um deslizamento, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães realizaram uma vistoria no local com apoio da Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros e instalaram sinalizações alertando para os riscos de deslizamento.
No início deste mês, o Jornal A Gazeta publicou matéria alertando que um relatório feito pela equipe técnica da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), em 2022, apontou o perigo e, até hoje, nenhuma das medidas preventivas, buscando evitar acidentes e uma possível tragédia no local, foram tomadas. Apesar do tráfego de veículos pesados ser proibido na região, ele ainda ocorre, como menciona o relatório, e contribui para a instabilidade, que aumenta o risco de deslocamento de solo das partes elevadas da encosta, bem como do desbarrancamento da pista.
Logo depois, no dia 9 deste mês, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Sinfra-MT), pediu providências e encaminhou relatório à administração do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que o Governo de Mato Grosso seja autorizado a reestruturar a MT-251, na região do Portão do Inferno.
Francisco Silva
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023, 18h46LAZARO
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023, 18h42Francisco
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023, 18h15Luis
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2023, 17h39