"Dá gosto o que leio". É assim que chega a nova edição do Casa Aberta, evento realizado pela Academia Mato-grossense de Letras. Acontece na quinta-feira (14), a partir das 18h, na Casa Barão, prèdio secular situado no Centro Histórico de Cuiabá, que sedia a AML.
Casa Aberta oferece uma variada e gratuita programação, baseada, principalmente na literatura e seus desdobramentos. O evento é apoiado pelo Governo de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer.
Programação
As paredes externas da Casa Barão recebem a Sopa de Letrinhas a partrir das 18h, um espaço para o livre exercício da escrita. Na sequência, tem o Papo Acadêmico que, desta feita, traz Allan Kardec, Fabrício Carvalho e Valerio Mazzuoli, integrantes da AML. Depois se sucedem o Circuito da Palavra; uma ação dedicada ao incentivo à leitura, o Slam da Academia; com oralidade poética e o teatro-poesia. A programação estende-se até as 22 horas e é encerrada com DJ e microfone aberto.
Papo Acadêmico
Allan Kardec Pinto Acosta Benitez ocupa a cadeira 30 da AML, onde ingressou em 2023. É formado em Educação Física, com mestrado e doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea. Já foi vereador, deputado estadual e secretário de estado. É pesquisador e acumula experiência nas áreas de Educação, Sociologia, Antropologia, Políticas Públicas, Cultura, Esporte e Lazer. Entre suas obras publicadas estão os livros "Futebol de Várzea como Mediador Cultural na Comunidade São Gonçalo Beira Rio" (EdUFMT, 2018) e "O Futebol de Mato Grosso – História, Legado e Projeções" (Editora Entrelinhas, 2022).
O maestro Luis Fabricio Cirillo de Carvalho ocupa a cadeira 23 da Casa, onde ingressou em 2024. Ele é escritor, doutorando em Política Social, bacharel em Regência e mestre bem Música. Em sua trajetória as participações como maestro (titular e convidado) de orquestras da UFMT e Sesi. Publicou o livro "Outros Ensaios: reflexões sobre Arte e Sociedade" (2022) e participou de diversas obras coletivas.
Valerio de Oliveira Mazzuoli ocupa a cadeira 36 da AML desde 2018. Possui ampla formação acadêmica na área do Direito, com atuações em níveis regional, nacional e internacional. Dentre as suas obras publicadas, se incluem mais de duas dezenas de livros jurídicos e mais de uma centena de artigos estampados em periódicos nacionais e estrangeiros. Fora do universo jurídico, tem se dedicado às artes e, especialmente, à música de Frédéric Chopin. Tem participação ativa em várias atividades culturais no Brasil e no exterior.
SERVIÇO
O QUE: Casa Aberta, evento da AML
ONDE: na Academia Mato-grossense de Letras, rua Barão de Melgaço, 3684
QUANDO: quinta-feira (14/08), das 18h às 22h
QUANTO: entrada franca