O prefeito de Barra do Garças, a 516 km de Cuiabá, Roberto Farias (PMDB), afirmou, nesta sexta-feira (26), a realização do carnaval de rua do município, o Araguaia Folia.
O evento, que não terá apoio financeiro do governo do estado, será realizado por meio de parcerias com a iniciativa privada e o Fundo Municipal de Turismo (FumTur). Neste mês, o governo do estado informou que não vai auxiliar os municípios com as festas de carnaval popular.
Serão cinco noites de festa, do dia 9 ao dia 13 de fevereiro. Também haverá matinês.
A animação ficará por conta da banda “Interprise”, do estado do Paraná. A banda conta com 24 integrantes, sendo três vocalistas e um repertório diferente a cada noite. Os clássicos do carnaval, como as marchinhas, também estão garantidas.
“Não poderíamos deixar de ter o evento que movimenta a economia de Barra do Garças. Entre munícipes e turistas, são em torno de 60 mil pessoas prestigiando o evento. Como somos uma cidade com viés turístico, chegamos a conclusão que seria possível fazer com apoio de parcerias.”, disse o prefeito.
Realizado nos últimos anos no Porto do Baé, a novidade em 2018 é a mudança de local. Desta vez, será no estacionamento do complexo multiuso da feira do município. A escolha do local é para atender um pedido dos blocos carnavalescos que pediam mais espaço para poderem produzir mais adereços e até mesmo carros alegóricos.
“Já temos muitas parcerias fechadas, mas continuamos procurando novos parceiros. A segurança será total com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e teremos ainda segurança privada. O folião poderá se divertir tranquilamente”, afirmou a secretária municipal de Turismo, Mônica Porto.
Também está confirmada premiação para os melhores blocos. O campeão receberá um prêmio de R$ 7 mil.
Além disso, na edição deste ano haverá um festival de food truck com comida gourmet. A entrada para o evento será gratuita em todos os dias.