Uma onça-pintada batizada de 'Nina' foi flagrada caminhando ao lado dos filhotes em meio ao Pantanal mato-grossense, próximo ao município de Poconé, a 104 km de Cuiabá. O vídeo foi feito pelo biólogo e guia de turismo, Marcos Ardevino, nesse sábado (10).
Ao g1, Marcos contou que o registro aconteceu durante um passeio turístico, enquanto guiava turistas dos Estados Unidos e da Tanzânia, que sonhavam em conhecer o Pantanal.
Segundo ele, a Nina é uma fêmea muito conhecida pelos biólogos, fotógrafos e guias que frequentam a região, no entanto, esse é o primeiro registro dos filhotes dela, que aparentam possuir cerca de seis meses de vida.
"Ficou todo muito emocionado com a experiência, foi muito legal mesmo. O Brasil é um país muito abençoado, temos uma variedade de espécies muito vasta. E essa é uma cena rara, tem sido mais frequente nos últimos anos, mas não é nada garantido", disse.]
De acordo com o gestor ambiental Ailton Lara, os filhotes dependem do leite materno nos primeiros três meses de idade e depois aprendem a caçar e consumir carne. Depois de dois anos, os filhotes seguem suas vidas de forma independente. "As fêmeas costumam continuar no território da mãe, já os machos procuram conquistar um novo território e ficam um pouco longe. Mas acontece de os filhotes se encontrarem com as mães mesmo adultos e fica tudo bem também”, explica.