Cultura Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 10h:38 | Atualizado:

Terça-Feira, 06 de Maio de 2025, 10h:38 | Atualizado:

Notícia

Câmara de Cuiabá reforça vistorias nos casarões históricos

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

art_15797_600.jpg

 

A Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico (CCPH) da Câmara Municipal de Cuiabá se reuniu nesta terça-feira (06) para tratar da urgência nas reformas e manutenções dos casarões localizados no centro histórico da capital. Também foi aprovada uma visita técnica ao Museu da Caixa d’Água Velha, com a presença da Secretaria Municipal de Turismo.

Participaram do encontro os vereadores Cezinha Nascimento (União Brasil), presidente da comissão, Maria Avalone (PSDB) e Eduardo Magalhães (Republicanos), que votaram favoravelmente às propostas apresentadas.

Durante a reunião, a vereadora Maria Avalone chamou a atenção para o abandono dos imóveis históricos e relembrou o episódio da queda parcial da antiga sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ocorrida após um forte temporal. Segundo ela, o prédio estava abandonado há mais de seis anos e já havia sido atingido por um incêndio em junho de 2024.

O presidente da comissão, vereador Cezinha Nascimento, reforçou que o tema já vem sendo discutido pela CCPH desde o início do biênio e destacou a importância de manter o diálogo com o Executivo para garantir a preservação dos prédios tombados.

“Essa pauta já vem sendo tratada nesta comissão há mais de três meses e, por coincidência, o casarão do Iphan vai e desaba. Então, realmente, esta comissão acertou em estar discutindo esse assunto. Estaremos dialogando, mais ainda, com os demais vereadores e com o secretário de turismo, Johnny Everson”, destacou.

A comissão também deliberou por uma visita técnica ao Museu da Caixa d’Água Velha, após receber relatos sobre a falta de acessibilidade e problemas estruturais no local.

“Como presidente desta comissão, recebi essa demanda através do meu gabinete, então nós estaremos convidando o secretário Johnny Everson, para irmos ao Museu da Caixa Dágua, e ver as condições de acessibilidade, como que foi entregue da gestão anterior para essa gestão, o que precisa ser feito, enfim”, finalizou Cezinha





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet