Carnaval não é carnaval sem comida de rua e vendedores ambulantes que “salvam” os foliões para aquele lanche rápido. A pergunta é: seria possível alimentar-se bem durante esses dias de festas?
Para responder essa pergunta, conversamos com a nutricionista Anna Christina Preuss, para mais uma reportagem da série “Dicas para o Carnaval”.
Segundo a profissional da saúde, o cuidado começa antes mesmo de sair de casa. A dica é fazer uma refeição completa e saudável. Como? Servindo um prato colorido com vegetais e verduras sem esquecer da presença de carboidratos como batata, arroz e macarrão, além de uma proteína como peixe, carne de boi, frango ou porco. “O importante é fazer refeições que te forneçam energia para gastar durante o período de festas, comer regularmente e sem excessos”, aconselhou.
Na hora da pausa para fazer um lanche já em meio à folia, ela recomendou selecionar barraquinhas e carrinhos de lanche com cautela. “Preste atenção na preparação da comida e higiene do local”, apontou. Também sugeriu levar lanches de casa como prevenir intoxicação alimentar, além de ser uma forma de economizar. Segundo ela, algumas opções práticas são barras de cereal e de proteínas, frutas e sanduíches.
A nutricionista alerta ainda consumir bebidas alcoólicas de estômago vazio faz com que a absorção seja mais rápida pelo organismo, sobrecarregando, inclusive, o fígado. Vale ressaltar também que bebidas alcoólicas desidratam. Para amenizar os impactos esse consumo, Anna dá a dica. “Leve na mochila uma garrafa de água, tome água de coco que se encontra fácil da rua, sucos e isotônicos”.
Lembre-se: curtir a festa é sempre melhor com saúde! No caso de mal-estar, procure as autoridades próximas ou disque para o Samu, no número 192.