Cultura Quinta-Feira, 21 de Março de 2024, 09h:36 | Atualizado:

Quinta-Feira, 21 de Março de 2024, 09h:36 | Atualizado:

AVENTURA

Cuiabano enfrenta frio de -30ºC e registra leopardo

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

FRIO.jpg

 

O fotógrafo e guia de turismo Ailton Lara, de 41 anos, saiu do Pantanal mato-grossense e embarcou para uma aventura, junto com outros três fotógrafos, em direção a Índia para realizar o sonho de ver e registrar um dos felinos mais ariscos do mundo, o leopardo-das-neves. Eles passaram 23 dias fora do país e retornaram para o Brasil nessa terça-feira (19), com um álbum de fotos da espécie.

Ailton trabalha com turismo na natureza, especialmente com avistamento de onças-pintadas no Pantanal, há 20 anos.

Em entrevista ao g1, o fotógrafo contou que passou um ano se planejando para a viagem e que, ao chegar na região, viajou por quatro dias pelas montanhas geladas do Himalaia e conseguiu avistar, não somente um, mas quatro felinos da espécie.

"Saí de um calor de 40 graus rumo ao primeiro destino da viagem e lá enfrentamos um frio de menos -30 graus. Foi uma experiência incrível e inesquecível. Com essa temperatura, a tubulação estava toda congelada, ou seja, não era possível tomar banho e isso é muito diferente do que estamos habituados, principalmente porque no calor é normal tomarmos vários banhos por dia", disse.

No último dia de busca pelo leopardo-das-neves, Ailton e seus companheiros de aventura também enfrentaram uma tempestade de neve, que fez com que eles ficassem dois dias sem poder sair do local onde estavam acampados.

"No último dia, tivemos a sorte de fazer outros avistamentos e conseguimos observar uma tentativa de caça com dois irmãos juntos e os outros sozinhos", relembrou.

LEOPARDO FRIO.jpg

 

De acordo com o guia, os animais perseguidos pelos leopardos são uma espécie de mamífero bovídeo caprino, conhecida como Íbex. Essa espécie habita regiões montanhosas e também pode ser chamada pelo nome de íbex-dos-alpes.

Ailton ainda explicou que o leopardo das neves é conhecido como fantasma das neves pela camuflagem que ele faz com o ambiente e, por isso, o olhar apurado dos guias locais é fundamental para encontrar o animal.

 

Segundo o fotógrafo, além do leopardo-das-neves, eles conseguiram ver um leopardo indiano e um tigre, que é o maior felino do mundo.

"Ver de perto as pessoas, o modo de vida, a cultura local e a gastronomia agregaram muito na experiência. Realizei meu sonho de ver toda essa natureza, especialmente o leopardo-das-neves, em vida livre na natureza e isso com certeza enriquece o meu trabalho no Pantanal", expressou.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • Eliane

    Quinta-Feira, 21 de Março de 2024, 14h36
  • Frio de -30º , tá ganhando dos Estados Unidos. Esses profissionais formados pelas faculdades online são uma comédia .
    1
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet