Após participar do show do Gusttavo Lima, a deputada estadual Janaina Riva (MDB) tentou minimizar a repercussão negativa do evento, que aglomerou várias pessoas no último fim de semana em Primavera do Leste (192 km de Cuiabá). Durante entrevista a imprensa nesta quarta-feira (5), a emedebista ponderou que sempre defendeu a retomada gradativa das atividades econômicas e reforçou que todos os participantes foram testados.
"O teste hoje é uma segurança, se todos os eventos exigissem isso seria uma forma de transmitir segurança para as pessoas. No Ambiente onde todos estavam testados eu não me senti em risco em momento algum. Isso é muito similar aos churrasco e aglomerações que estão acontecendo", iniciou.
Janaina seguiu dizendo que o maior risco de contágio acontece nas aglomerações e reuniões familiares que continuam acontecendo durante a pandemia. "O que me preocupa é isso, as pessoas continuam se reunindo dentro de casa, no vizinho e eventos clandestino. Já o segmento que trabalha de atua formal está passando dificuldades. A gente precisa abrir a nossa cabeça para que a gente possa retomar com segurança", complementou.
A live do Gusttavo Lima foi transmitida pela internet e pode ser assistido de perto por vários convidados, patrocinadores e empresários no milharal de uma fazenda. Os registros feitos pelos próprios convidados mostraram diversas pessoas circulando livremente sem o uso da máscara em uma espécie de “camarote”.
Além de Riva, também participou o deputado Ulysses de Moraes (PSL). Ambos posaram em várias fotos acompanhado de amigos. As cenas repercutiram negativamente na internet e levou o Ministério Público do Estado (MPE) a abrir uma investigação para apurar se o prefeito da cidade, Leonardo Bortolin (MDB), descumpriu as medidas de combate a covid-19.
Vale relembrar que, no ano passado, Bortolin chegou a se manifestar contra a quarentena obrigatória para frear diminuir o risco de contaminação na cidade. Além disso, o município ainda apresentada Unidades de Terapia Intensiva (UTI) lotadas. "Não vou falar que tudo estava 100%, quando eu fui, eu não imaginava que a quantidade de pessoas. Poderiam todos ter ficados sentados na mesa, poderia ter tido algumas modificações... A cultura do nosso povo é um povo festeiro, é um povo que gosta de sair, gosta de confraternizar, gosta de abraçar. A gente não pode se comparar com Londres, com Alemanha, não podemos nos comparar com o resto do mundo", finalizou.