Quando Várzea Grande foi fundada, em 15 de maio de 1867, a imagem de Nossa Senhora da Guia já estava na região. A Santa foi um presente de fazendeiros portugueses aos soldados refugiados da Guerra do Paraguai, que residiam onde hoje existe a Igreja de Nossa Senhora da Guia, local que se tornou o ponto de partida para o surgimento da cidade industrial.
A Santa da Guia, como carinhosamente é chamada pelas gerações de fiéis que a acompanham, é padroeira de Várzea Grande e um importante legado da união de povos que impulsionou o desenvolvimento do município. A primeira festa em homenagem à Santa aconteceu em 1892, 25 anos após a chegada de sua imagem, em 1867, data que segundo a Igreja Católica, organizadora do evento, coincide com a fundação do município.
Neste ano de 2014, a tradicional procissão de abertura, realizada no dia 07 de março, já abriu as comemorações que seguem pelos meses de abril e maio com passagens de bandeira, visitas às paróquias, novenas e missas.
De acordo com o pároco e coordenador do evento, Padre Marcos Almeida, a festa vem crescendo a cada ano e a presença de fiéis de todas as idades demonstra como a devoção a padroeira arrebata gerações. “É um momento de devoção, de tradição, que fortalece a presença das famílias na igreja e na missão de Deus”, reforça.
Para outras informações sobre as comemorações dos 147 anos de Devoção a Nossa Senhora da Guia, ligue (65) 3682 5575.
Agenda de Atividades nos próximos dias em Várzea Grande:
· 22.03 (sábado) às 8h – Passagem da Bandeira na Rua Santo Antônio e Avenida Alzira Santana
· 23.03 (domingo) às 8h – Passagem da Bandeira no bairro Canellas
· 23.03 (domingo) às 18h – Visita à Paróquia Santo Antônio
· 26.03 (quarta-feira) às 19h – Visita à Paróquia Nossa Senhora da Guia (Coxipó)