Shows, espetáculos teatrais, exposições e apresentações marcam a agenda cultural deste final de semana, em Cuiabá. Uma das opções é a apresentação do espetáculo 'Gaiola de Moscas'. A peça será encenada pelo grupo Peleja, de Pernambuco. Outra opção é o show nacional com o cantor Lulu Santos. A programação faz parte da turnê 'Toca+Lulu'.
Palco Giratório
Três espetáculos teatrais serão apresentados nesta sexta-feira (16), sábado (17) e domingo (18), no Sesc Arsenal, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, a programação faz parte do festival de artes cênicas 'Palco Giratório', que iniciou no dia 1° de maio. A programação deve seguir na capital até o dia 31 deste mês, com 24 apresentações na capital. Na entrada será pedida a doação de um litro de leite.
O Palco Giratório faz parte de um projeto nacional do Sesc Arsenal, que reúne artistas e grupos de todo o Brasil. Vão se apresentar grupos de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Tocantins, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraíba e Acre.
Nesta sexta-feira, às 20h, o grupo pernambucano Peleja apresenta a peça 'Gaiola de Moscas'. O espetáculo é livre e tem 50 minutos de duração. A produção narra a história de um comerciante curioso que, para salvar os negócios, torna-se vendedor de moscas. A peça foi inspirada na brincadeira popular pernambucana chamada 'Cavalo Marinho’.
No sábado, às 19h, o grupo Teatro de Anônimo do Rio de Janeiro, apresenta a peça 'In Conserto'. A classificação indicativa é de 14 anos e o espetáculo tem 60 minutos de duração. A peça conta a rotina de um trio de palhaços que se prepara para um concerto público. A trama será formada também por um acordeão e dois trompetes.
Já no domingo, o grupo Peleja apresenta às 20h, a peça 'Anônimo'. A duração do espetáculo é de 40 minutos de duração e a classificação indicativa é de 12 anos. A história se baseia na vida de um homem que vive sozinho, porém, não se sente só.
O Sesc Arsenal, fica localizado na Rua 13 de Junho, no Bairro Porto, em Cuiabá, nos fundos do Estádio Presidente Eurico Gaspar Dutra.
Lulu Santos
O cantor Lulu Santos se apresenta nesta sexta-feira, a partir de 22h, no Centro de Eventos Pantanal, em Cuiabá. De acordo com a organização, a apresentação faz parte da turnê 'Toca+ Lulu'. Para saber sobre os ingressos e valores acesse o site do evento.
Lulu é compositor e guitarrista brasileiro, além de cantor. Ele já vendeu mais de sete milhões de discos no Brasil. No show o cantor reúne um repertório de hits que marcaram os 30 de carreira, como 'Tudo azul', 'Já é!', 'Tempos modernos', 'A cura', 'Sábado a noite', 'Toda forma de Amor', 'Adivinha o quê?', 'Apenas mais uma de amor', 'Como uma Onda' e 'Último romântico'.
O Centro de Eventos do Pantanal fica localizado no Bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá.
Big Band Bundeswehr
A banda Big Band Bundeswehr, das Forças Armadas da Alemanha, se apresenta neste sábado, às 20h, no Jardim do Sesc Asenal, em Cuiabá. De acordo com a organização, a apresentação será para comemorar o encerramento do ano da Alemanha no Brasil, projeto que faz uma interação entre brasileiros e alemães. A entrada é gratuita.
Na apresentação, o grupo tocará músicas clássicas da Alemanha, swing, pop, rock, além de canções de Michael Jackson, Roxette, além de temas de filmes do país. Segundo a organização, todas as músicas têm arranjos orquestrados.
A Big Band da Bundeswehr foi fundada em 1971, por iniciativa do então Ministro da Defesa Helmut Schmidt, que queria modernizar o estilo de música do exército. O grupo tem 35 pessoas, entre músicos e técnicos. Outras informações pelo telefone (65) 3623-1274.
Exposição de Arte Sacra
A história das antigas igrejas católicas da capital, como Catedral e Nossa Senhora do Bom Despacho, é contada através de quatro exposições no Museu de Arte Sacra de Cuiabá. Uma das mostras vai ficar em cartaz por pouco tempo no local. Outras três fazem parte do acervo permanente do Museu. A entrada é gratuita.
As mostras podem ser conferidas de segunda-feira à sexta-feira, das 13h às 18h. Já no sábado, das 9h às 17h. Segundo a assessoria, a mostra 'Crucifixos' segue até o dia 26 de maio. Já a 'Seminário Nossa Senhora da Conceição', 'Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma viagem ao passado' e 'Ilustre Morador – Dom Francisco de Aquino Correia', são permanentes.
A mostra 'Crucifixos' reúne peças religiosas que fizeram parte das antigas igrejas católicas de Cuiabá entre os séculos 18 e 20, principalmente no estilo barroco. As 21 peças foram produzidas em madeira e metal e estão expostas em um corredor do museu. Também faz parte do acervo um conjunto de altares confeccionados em metal dourado e crucifixos em madeira.
Todas as peças são originárias da Antiga Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Igreja do Rosário e São Benedito e do Acervo pessoal de Dom Aquino Correia. Já a exposição fotográfica 'Seminário Nossa Senhora da Conceição' conta através de textos a história da edificação, no ano de 1852. Ao todo, 25 imagens fazem parte do cenário.
A exposição da 'Antiga Catedral Senhor Bom Jesus de Cuiabá: uma viagem ao passado' conta o processo de construção da igreja. Conforme a assessoria, entre as obras estão peças que fizeram parte da arquitetura da igreja, como o relógio da torre ligado ao sino e uma das cruzes que ficava no alto da igreja.
Já a exposição fotográfica 'Ilustre Morador – Dom Francisco de Aquino Correia' conta os momentos solenes de Dom Aquino, nas décadas de 20 e 50. Dom Aquino nasceu em 1885 e foi arcebispo de Cuiabá.
Além de disso, governou Mato Grosso e foi o primeiro mato-grossense a compor à Academia Brasileira de Letras. O Museu de Arte Sacra está localizado na Avenida Clovis Hugney - Complexo Nossa Senhora da Conceição, n°: 239. Bairro: Dom Aquino, em Cuiabá.
Aquário Municipal
O Aquário Municipal pode ser visitado também neste final de semana na capital mato-grossense. De acordo com a Secretaria de Turismo, neste sábado e domingo o horário de visitação será das 9h às 17h. A entrada é gratuita.
No local, os visitantes poderão conferir 20 espécies de animais da bacia do Pantanal, Amazonas e Araguaia. Entre os peixes estão pacu, piranha, piraputanga, jaú, cachara, além de tartarugas.
O Aquário Municipal fica localizado no Bairro Porto, ao lado do Museu do Rio, em Cuiabá.
Exposição Comunicações em Mato Grosso
A exposição 'Comunicações em Mato Grosso: acervo e patrimônio histórico no Centro Geodésico da América do Sul' está aberta até o dia 27 de junho, no Cine Teatro, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, os visitantes poderão conferir documentos e objetos históricos de Marechal Rondon e aparelhos usados no início da imprensa no estado.
Além do final de semana, as peças podem ser visitadas de terça-feira a sexta-feira, das 14h às 18h. A entrada é gratuita. Segundo a assessoria, o acervo é para homenagear a semana da comunicação no estado, bem como o aniversário de Marechal Cândido Rondon e os 72 anos do Cine Teatro Cuiabá.
A exposição foi construída em três momentos históricos da comunicação em Mato Grosso. No primeiro momento, o público poderá conferir 'Linhas Telegráficas e Marechal Rondon', no segundo 'O Rádio' com equipamentos que marcaram a época e por último 'A imprensa em Mato Grosso'.
O Cine Teatro fica localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 161, no centro de Cuiabá.
Patrimônio Imaterial Mato-grossense
A exposição itinerante 'Patrimônio Imaterial Mato-grossense' está aberta nesta sexta-feira, no Museu do Morro da Caixa d'Água Velha, em Cuiabá. De acordo com a assessoria, a mostra conta com documentos e objetos dos principais bens culturais do estado, além de uma série de imagens feitas pelos fotógrafos Mario Friedlancer e Laércio Miranda. Os fotógrafos buscam capturar essas expressões culturais. A exposição está aberta ao público de 8h às 17h. A entrada é gratuita.
Durante a exposição será realizado o curso de Patrimônio Imaterial, de 13h às 17h. Segundo a assessoria, para fazer o curso é necessário realizar a inscrição na Secretaria Municipal de Turismo (Sedtur), localizada na Rua Jessé Pinto Freire, 114, no Centro da cidade.
O evento é organizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e faz parte da programação da 12ª Semana Nacional de Museus, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O museu fica localizado na Rua Nossa Senhora de Santana, número 1.105, Bairro Centro Sul, em Cuiabá.