Cultura Terça-Feira, 13 de Maio de 2014, 18h:53 | Atualizado:

Terça-Feira, 13 de Maio de 2014, 18h:53 | Atualizado:

CIDADE SEM HISTÓRIA

Monumentos de Cuiabá estão abandonados

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

monumentos

 

Principais monumentos históricos em avenidas de Cuiabá estão abandonados, sujos, quebrados e alguns deles correm o risco de serem retirados por conta das obras de mobilidade urbana para a implantação do Veículo Leve sobre os Trilhos (VLT). Entre eles estão os monumentos Ulisses Guimarães, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA), e os Bandeirantes, na Avenida Coronel Escolástico.

Contudo, um dos pontos históricos que mais necessita de atenção é o Coreto, localizado na Praça Ipiranga, no Centro da capital, que já serviu para encontros de famílias, eventos e foi comprado em outro país. Porém, atualmente está servindo de moradia para pombos e mendigos.

O Chafariz do Mundéu, na Praça Bispo Dom José, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), na região central,também caiu no desconhecimento da sociedade. No local foi o primeiro ponto de abastecimento de água da cidade.  Bem próximo, há ainda a estátua feita em ferro forjado e é uma das maiores lendas da capital: Maria Taquara. A estátua chegou a ser pichada e está sem conservação.

Os monumentos são de responsabilidade do município. Apenas os que estão localizados no trajeto onde devem ser instalados os trilhos do VLT são de responsabilidade do consórcio contratado pela Secopa para a obra.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa, garantiu que a Praça Ipiranga será revitalizada até o final do mês de maio. “Não vamos reformar apenas o monumento, mas a praça como um todo”, frisou o secretário.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet