27 de Janeiro de 2020,

Cultura

A | A

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2014, 13h:43 | Atualizado:

Orquestra de Mato Grosso faz apresentação em comemoração

Nos dias 05 e 06 deste mês, sábado às 20h e domingo às 19h acontece a apresentação da Orquestra do Estado de Mato Grosso (OEMT) sob a regência do maestro Leandro Carvalho, juntamente com um coro de 10 vozes masculinas do cururu.

A união entre a tradição popular e a música de concerto será apresentado numa peça inédita criada especialmente para a OEMT para comemorar os 295 anos da capital mato-grossense. “A Festa da Santidade”, livremente inspirada no cururu, e escrita por um dos mais representativos compositores da música armorial no país, Danilo Guanais.

A intenção do evento é promover a interação da música de concerto e elementos da música folclórica mato-grossense. Guanais detalha que os textos tradicionais também foram adaptados livremente para uso do coro masculino, mas o tom da religiosidade foi preservado. A Festa da Santidade cria um percurso sonoro em que os elementos vão se agregando até o clímax final, um grande ‘desafio’ em que coro masculino, ganzás e violas de cocho se associam à Orquestra.

Sobre o compositor - Danilo Guanais é quem assina um dos discos de música orquestrada mais vendidos no país, o “Missa de Alcaçuz”, composta para a comemoração dos 30 anos de atividade do Madrigal da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O resultado, assim como se dá neste concerto, revela que a música de orquestra e os elementos da cultura popular se enriquecem juntos e formam um composto único.

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS