Miguel Oliveira, adolescente de 15 anos conhecido como "missionário mirim", tem atraído atenção nas redes sociais por pregações polêmicas e alegações de curas milagrosas. O jovem soma mais de um milhão de seguidores no Instagram, onde já chegou a compartilhar vídeos onde supostamente "traduz" línguas religiosas durante um culto.
Natural de Carapicuíba, em São Paulo, ele integra a Igreja Assembleia de Deus Avivamento Profético. A jornada religiosa de Miguel teria começado aos 3 anos, quando ele relata ter sido curado de surdez e mudez por meio de um suposto milagre. Participante de eventos evangélicos, ele aderiu a um estilo de pregação semelhante ao de pastores adultos.
Polêmicas
Durante participação em podcast, Miguel já chegou a afirmar que, se quiser, pode pedir R$ 10 mil durante cultos. "É uma oferta, quem quiser pegar, pega. Sim ou não? O que está havendo no seio da igreja? Estou te obrigando a fazer um voto? Eu ponho arma na cabeça de alguém? É voluntário", declarou.
Um vídeo específico gerou intensa repercussão nas redes sociais. Na gravação, Miguel aparece rasgando o que seriam laudos médicos durante um culto. Enquanto realiza o ato, o adolescente declara: "Eu rasgo o câncer, eu filtro o teu sangue e eu curo a leucemia". A gravação termina com manifestações do público presente.
Críticas e ameaças
Publicações de Miguel provocaram reações negativas de muitos internautas, que questionaram a legitimidade das supostas curas. Um dos comentários na postagem afirmava: "Tão jovem e já aprendeu o caminho da enganação, brincando com a fé alheia." Alguns críticos apontam que as pregações do adolescente carecem de fundamentação bíblica.
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) investiga ameaças contra o adolescente que se autodenomina "profeta" após os pais dele procurarem a polícia. A assessoria do adolescente classificou as ameaças como "absurdas" e Conselho Tutelar teria, inclusive, proibido o adolescente de realizar pregações em igrejas por tempo indeterminado.
Apesar das críticas, Miguel conta com apoiadores. O influenciador Pablo Marçal (PRTB), que chegou a disputar as eleições pela Prefeitura de São Paulo em 2024, se manifestou publicamente em defesa do adolescente, declarando que "ele não é falso profeta".
O pastor mirim já chegou a publicar um vídeo em suas redes sociais, sem entrar em detalhes sobre as acusações. Miguel disse que interpreta os comentários negativos como parte de seu processo de crescimento pessoal e servem como "combustível" para a evolução de seu trabalho espiritual.
Fábio
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h54RUBÃO
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h50eleitor atento
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h24Pastor Jim jones
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 16h07Contribuinte
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h37muito louco
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h37Ricardo
Sexta-Feira, 16 de Maio de 2025, 15h21