Curiosidades Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 18h:11 | Atualizado:

Segunda-Feira, 14 de Abril de 2014, 18h:11 | Atualizado:

LUA E SOL

Eclipse lunar total poderá ser visto em MT

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ECLIPSE

 

Os mato-grossenses poderão observar na madrugada desta terça-feira (15) um eclipse lunar, que ocorre quando a Lua fica na sombra da Terra em relação ao Sol. Isto caso a previsão meteorológica aponte para céu aberto. Caso contrário, se o céu permanecer nublado como nesta segunda-feira em boa parte do estado o fenômeno astronômico não será visível.

Para quem estiver no fuso horário de Mato Grosso (UT-4) será possível visualizar o eclipse total e também o eclipse lunar parcial. "Em termos práticos, se as condições climáticas nos estiverem favoráveis, será possível observar a Lua obscurecida e 'mordida' duas vezes, antes e após sair da totalidade", explicou a doutora em Astronomia Telma Cenira Couto da Silva.

Em Mato Grosso, o eclipse penumbral deve começar à 0h54, quando a Lua aparentará ter uma coloração avermelhada. À 1h58 inicia o eclipse lunar parcial e, às 3h07, começa o eclipse total, que terá seu ápice às 3h46. O fim do fenômeno está previsto para as 6h38 e, neste horário, apenas parte do fim do eclipse penumbral poderá ser vista em Cuiabá.

A previsão do tempo, no entanto, é de que o céu na capital mato-grossense durante a madrugada estará nublado. No Norte do estado, em Sinop, a previsão é de noite chuvosa. Para Rondonópolis, no Sul de Mato Grosso, a previsão também é de chuva para o período do eclipse.

Fenômeno raro

Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes. O último ocorreu em 10 de dezembro de 2011. Este será o primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que acontecerá aproximadamente a cada seis meses e que se repetirá apenas sete vezes neste século. No entanto, a doutora em Astronomia explicou que em Mato Grosso outro eclipse lunar total só será observado em setembro de 2015.

O fenômeno esteve rodeado ao longo da história de muitas superstições e referências a profecias sobre desastres naturais de grande magnitude. A agência aeroespacial americana (Nasa) explicou que o eclipse começará no dia 15 de abril às 3h (horário de Brasília) quando a beira da Lua ingressar no centro da sombra da Terra, que é de cor âmbar. É durante esse período que a Lua é vista da Terra com uma cor avermelhada causada pela luz do Sol e matizada por sua passagem através da atmosfera terrestre, algo similar à coloração que adquire a luz solar nos crepúsculos.

A totalidade do eclipse vai acontecer durante um período de 78 minutos que começará aproximadamente uma hora mais tarde e, se as condições meteorológicas permitirem, o fenômeno poderá ser observado em quase todo o continente americano.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet