Curiosidades Domingo, 06 de Abril de 2025, 07h:00 | Atualizado:

Domingo, 06 de Abril de 2025, 07h:00 | Atualizado:

PESQUISA

Ir a shows pode reduzir o estresse e a ansiedade

 

METRÓPOLES

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

show-festa.JPG

 

A expressão popular que diz que “quem canta os males espanta” ganhou ainda mais importância para o universo acadêmico. Uma pesquisa recente publicada no Personality and Social Psychology Bulletin investigou o impacto da música para a saúde mental dos indivíduos, especificamente no que tange à experiência imersiva dos shows ao vivo.

Com os dados de estudos anteriores sobre o papel da música para redução do estresse e ansiedade, os pesquisadores se aprofundaram ainda mais no tema e verificaram os efeitos positivos de estar rodeado de pessoas na mesma frequência e energia contagiante dos concertos musicais ao vivo.

Para desvendar o papel da coletividade para o bem-estar, os pesquisadores conduziram quatro estudos envolvendo 789 participantes, incluindo estudantes universitários e membros do público em geral.

Os resultados demonstraram que a experiência musical vivida em grupo é o aspecto que torna o momento ainda mais transformador para a saúde mental, superando até mesmo outros estados emocionais — inclusive a imersão profunda nos ritmos e letras das músicas.

Para além da influência positiva durante o concerto, os pesquisadores realizaram um acompanhamento semanas após os eventos de música ao vivo e descobriram que os participantes que experimentaram níveis mais altos de efervescência coletiva relataram maior felicidade e um maior senso de significado da vida.

Embora a pesquisa tenha se concentrado em concertos, os autores também refletem que a influência do coletivo pode ser positiva em outras experiências, como festivais, reuniões religiosas ou mesmo protestos.

Psicólogos comentam o impacto do show ao vivo para a saúde mental

Para entender como esses dados podem ser percebidos na prática, a coluna conversou com a psicóloga e psicanalista Sílvia Oliveira e o psicólogo clínico comportamental Jayme Pinheiro Rabelo, que analisaram o impacto da música ao vivo sob a perspectiva psicológica e emocional.





Postar um novo comentário





Comentários (1)

  • José

    Domingo, 06 de Abril de 2025, 13h59
  • Kkkkk uma piada isso né porque aqui em Cuiabá você sai mais stressado do que quando estava. trânsito sem auxílio de agentes de trânsito ou políciamento, falta de vagas para estacionar, Uber cobrando olho da cara, bebidas e alimentos dentro do evento mais caro que tomate ovo e café junto. fora o valor do ingresso que está a nível de final da champions. poucos banheiros pra atender todo mundo, uma desorganização total. sem um mínimo de conforto e sem estrutura nenhuma , sem estrutura comparável ao preço que se paga para entrar e consumir algo lá dentro. fora da realidade os valores nesses shows.
    1
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet