Curiosidades Terça-Feira, 01 de Fevereiro de 2022, 21h:00 | Atualizado:

Terça-Feira, 01 de Fevereiro de 2022, 21h:00 | Atualizado:

MENTIROSA

Jogadora de xadrez entra com ação contra a Netflix

 

G1

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

georgia.jpg

 

Uma juíza de Los Angeles, nos EUA, aceitou o prosseguimento a uma ação de Nona Gaprindashvili, uma das maiores jogadoras de xadrez do mundo, contra a Netflix, por causa de uma cena do seriado "O Gambito da Rainha". A série diz que ela é "campeã mundial e nunca enfrentou homens".

Na verdade, Nona enfrentou e venceu diversos homens na carreira. Ela alegou em 2021 que a fala "mentirosa e degradante" sobre sua carreira foi exibida para milhões de pessoas, e pediu indenização de US$ 5 milhões (R$ 26 milhões).

A juíza Virginia A. Phillips considerou nesta quinta-feira (27) que a causa é válida, e o pedido de indenização vai seguir na justiça americana.

Em uma das cenas finais do seriado, a personagem fictícia Beth Harmon vai jogar na Rússia, e um narrador cita Nora Gaprindashvili: "A única coisa incomum sobre ela realmente é seu gênero. E mesmo isso não é único na Rússia. Aí está Nona Gaprindashvili, mas ela é a campeã mundial feminina e nunca enfrentou homens.”

A enxadrista da Geórgia, de 80 anos, diz que a história falsa sobre ela foi usada para enaltecer a personagem e que o seriado tentou criar uma figura fictícia que abriu caminho para outras mulheres "quando em realidade eu já tinha aberto o caminho e inspirado muitas gerações". "Esta é a ironia", ela diz.

O processo foi aberto em um tribunal de Los Angeles, nos EUA. A Netflix disse ao jornal "The New York Times" que tem muito respeito por Nora Gaprindashvili, mas considera que a ação não tem mérito.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet