Curiosidades Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014, 12h:16 | Atualizado:

Quarta-Feira, 07 de Maio de 2014, 12h:16 | Atualizado:

Notícia

Obra de Shakespeare com leitura nordestina é encenada em Cuiabá

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Imagine a realeza de Shakespeare atrás de um nariz do palhaço, com o sertão nordestino de cenário! Essa é a combinação de “Sua Incelença, Ricardo III”, peça teatral do Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, de Natal (RN), a ser encenada na próxima quarta-feira (07/05), às 19h30, no Sesi Park, com entrada franca.

O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua através do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes, das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a inglaterra elisabetana.

Nesta montagem, o Clowns de Shakespeare é dirigido pelo renomado Gabriel Villela e aterrissa no Centro Oeste, custeado pela Lei de Incentivo à Cultura e pela Petrobras. Em Mato Grosso, já esteve em Alta Floresta e, em Cuiabá, tem produção local do Teatro Mosaico.

Em solo cuiabano, o grupo ainda ministra uma oficina de teatro a interessados no dia 06/05, sem custo.

Sinopse

Encenada pela primeira vez entre 1592 e 1593, com enorme sucesso, Ricardo III se passa no final da Guerra das Rosas, conflito sucessório pelo trono da Inglaterra ocorrido entre 1455 e 1485. No início do primeiro ato, Eduardo IV, yorkista, é rei; mas seu irmão Ricardo, Duque de Gloucester, planeja usurpar o trono, nem que para isso tenha que provocar intrigas, matar aliados, amigos e parentes e faltar com a própria palavra. No quesito vilão shakespeariano mais bem acabado e mais fascinante, Ricardo rivaliza com Iago, o vingativo personagem de Otelo. Nesta encenação que marca o encontro do grupo potiguar Clowns de Shakespeare com o encenador mineiro Gabriel Villela, a fábula britânica (e universal) ganha a rua e entra em fricção com o universo picadeiresco da cultura popular nordestina, além de referências do rock inglês contemporâneo, fechando o elo entre Nordeste do Brasil e Inglaterra Elisabetana.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet