Mais de 189,7 mil trabalhadores precisam receber qualificação em Mato Grosso para ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação e aperfeiçoamento entre 2019 e 2023. Os dados são do Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para subsidiar a oferta de cursos da instituição. Essas ocupações têm em sua formação conhecimentos de base industrial e por isso são oferecidas pelo Senai, mas os profissionais podem atuar em qualquer setor da economia.
A demanda prevista pelo estudo inclui, em sua maioria, o aperfeiçoamento (formação continuada) de trabalhadores que já estão empregados. Em parcela menor (32%) estão aqueles que precisam de capacitação para ingressar no mercado de trabalho (formação inicial). Nesse grupo estão pessoas que vão ocupar tanto novas vagas quanto postos já existentes e que se tornam disponíveis devido a aposentadoria, entre outras razões.
De acordo com a diretora regional do Senai MT, Lélia Brun, o Senai atua nas áreas mapeadas pelo estudo de acordo com a vocação econômica de cada região do estado. Outro foco da instituição é ampliar a compreensão dos conceitos e tecnologias da Indústria 4.0, preparando os profissionais para melhorar a competitividade das empresas.