A Assembleia Legislativa realiza nesta terça-feira (10), a partir das 15h, uma audiência pública remota para discutir futuro do gás natural no distrito industrial e para uso de veículos em Mato Grosso. O debate é uma iniciativa conjunta dos deputados estaduais Wilson Santos (PSDB) e Eduardo Botelho (DEM), e vai contar com a participação do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda.
Haverá no evento também representantes da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo (Sindipetroléo ) e associações vinculadas a taxistas e motoristas de aplicativos.
Com o aumento crescente do etanol e gasolina aos veículos, o deputado Wilson Santos defende que o Estado facilite e expanda o consumo do gás natural, principalmente aos taxistas e motoristas de aplicativos.
“Pela rodagem diária destes profissionais, o que é uma alternativa cada dia mais explorada em substituição ao transporte público, nada mais justo que seja barateada as despesas para a garantia mínima de sobrevivência a estes trabalhadores”, explica o parlamentar.
Em junho deste ano, o governador Mauro Mendes (DEM) assinou um contrato com a estatal boliviana Yacimentos Petroliferos para o fornecimento de gás natural para o estado. O contrato vai garantir o fornecimento ininterrupto do produto pelo período de cinco anos, a partir de janeiro de 2022, com a possibilidade de renovação por igual período.