Os motoristas por aplicativo conseguiram a isenção das taxas do serviço de mudança de característica do veículo para usarem o Gás Natural Veicular (GNV) em Mato Grosso.
O projeto partiu da Associação de Motoristas por Aplicativo do estado, que buscou o beneficio que já está aprovado pelo departamento de trânsito do estado. Em virtude dos altos preços dos combustíveis, para muitos motoristas a opção é migrar para o GNV. A lei agora traz a isenção das taxas do serviço de mudança de característica do veiculo ao GNV.
No ano passado, mais de 40% motoristas de aplicativo de Cuiabá e Várzea Grande deixaram a profissão por causa do preço da gasolina. O presidente da associação, Cleber Cardoso, afirma que este foi um benefício necessário.
Somando todas as taxas a pagar ao Detran para alteração do combustível para o GNV, os motoristas de aplicativo terão uma economia de mais de R$ 384, além do IPVA deste ano.
Mas para ser aprovado na vistoria, os motoristas devem apresentar algumas exigências, como por exemplo: o carro deve ter no máximo 1.600 cilindradas de potência.
Os motoristas não podem ter nenhuma pendência sobre pagamentos relacionados aos documentos veículo. O veiculo também deve estar no nome do motorista ou da mulher dele. Apenas um veiculo por ano pode estar isento das taxas.
Outra exigência é que o motorista deve realizar uma media mensal de 150 corridas através do aplicativo que trabalha. Para isso devem passar por uma vistoria na sede do Detran em Cuiabá. Os atendimento são por agendamento.