O Instituto Varzeagrandense de Educação (IVE) comunicou o fechamento das portas em post no Instagram nesta quarta-feira (4), após 35 anos de atividade. Nos últimos anos, a instituição de ensino funcionava como uma escola particular, mas já foi uma faculdade importante para os estudantes da Baixada Cuiabana. No texto, o IVE colocou a culpa do encerramento das atividades na inadimplência de “alguns pais maus pagadores; irresponsáveis e descompromissados com a educação/conhecimento ofertados aos seus filhos”.
Nesse sentido, a instituição de ensino deixou um “recado” aos pais caloteiros, que devem pagar suas dívidas até o dia 31 de janeiro de 2023 sob pena de serem cobrados na justiça.
“Ainda que as atividades estejam sendo encerradas, os débitos dos maus pagadores permanecem ativas em nossos cadastros, podendo ser acertados na secretaria do colégio até a data de 31/01/2023, sendo que após essa data os débitos serão cobrados judicialmente, com a devida inscrição junto ao Cartório de Protestos de Títulos”, alerta a nota.
Nas redes sociais, o IVE possui publicações recentes de confraternizações entre alunos e trabalhadores, formaturas do ensino médio, além da participação em jogos esportivos estudantis.
Fundado há 35 anos, o IVE chegou a ser referência em cursos superiores da área da educação e da comunicação na Baixada Cuiabana, quando atendia como Faculdades Integradas de Várzea Grande (FIAVEC). No ano de 2018, porém, o Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União o descredenciamento do instituto em razão da falta de estrutura e maus resultados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
No final da nota, a IVE agradece aos pais, alunos, colaboradores e parceiros, que "participaram e contribuíram para a realização desta pioneira experiência". No post do Instagram, ex-alunos lamentaram o fechamento da instituição.
Alencar
Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 14h16Benedito da costa
Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 13h26Castro
Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 13h15