Economia Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 10h:04 | Atualizado:

Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 10h:04 | Atualizado:

CONSIGNADOS

Cuiabá limita empréstimos a 35% e proíbe cartões do superendividamento

Medidas constam em decreto assinado pelo prefeito Abilio Brunini

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

dilemario, bussiki e abilio

 

A Prefeitura de Cuiabá deu um passo importante para proteger os servidores públicos municipais e garantir que empréstimos consignados sejam feitos de forma responsável, transparente e com segurança. Um novo decreto, sancionado pelo prefeito Abilio Brunini, estabelece regras claras para esse tipo de operação financeira, limitando a margem consignável em 35% do rendimento líquido e proibindo práticas que levavam ao superendividamento, como o uso de cartão de crédito consignado. O decreto será publicado nesta terça-feira (29).

A medida é fruto de um olhar atento da gestão às dificuldades enfrentadas por quem dedica sua vida ao serviço público. “O servidor agora pode contratar empréstimo de forma consciente, com segurança e dentro de um limite que respeita sua renda. É a gestão sendo amiga do servidor, cuidando para que ele não fique refém das dívidas”, destacou o prefeito Abilio Brunini.

O decreto define que a soma das consignações facultativas e compulsórias não poderá ultrapassar 65% do rendimento bruto, evitando que o servidor fique com a maior parte do salário comprometida. Se o limite for ultrapassado, ele poderá renegociar com a instituição financeira, sem novos descontos em folha até que a situação seja regularizada.

A proposta atende a um pedido dos vereadores Dilemário Alencar e Samantha Íris, que também é primeira-dama de Cuiabá. Os parlamentares defendem ações de valorização dos servidores. “Esse decreto é um instrumento de proteção. Ele impede abusos e devolve ao servidor o controle sobre sua vida financeira”, afirmou Dilemario. 

Além da regulação da margem, o texto proíbe definitivamente o uso da folha para operações com cartão de crédito consignado e cartão benefício, modalidades que geravam dívidas impagáveis para muitos servidores. Agora, só poderão operar no sistema instituições autorizadas pelo Banco Central, mediante credenciamento que será aberto pela Secretaria Municipal de Economia.

Segundo o secretário de Economia Marcelo Bussiki, a ideia é organizar o sistema e garantir empréstimos com juros mais justos. “Estamos construindo um ambiente mais equilibrado, que oferece crédito com responsabilidade. Isso é valorização do servidor na prática”, disse.

Para o vereador Dilemário Alencar, a nova regra representa uma virada de chave na relação entre servidor e Município: “Esse decreto traz justiça e alívio para quem vinha sofrendo com dívidas que engoliam boa parte do salário. A Prefeitura assume um papel protetor, e isso precisa ser reconhecido.” O decreto será publicado nos próximos dias na Gazeta Municipal. As instituições interessadas em operar consignações terão 90 dias para se credenciar e atender todas as exigências legais e técnicas previstas.





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • Matheus

    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 14h50
  • A turma do BolsoNazi liberou, Abismo aplaudiu a mesma turma roubou BILHÕES e agora tá fazendo graça pra ver se cola!!!
    2
    3



  • Arleth

    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 14h21
  • Mas que limitar as Consignações! É pagar um salário DIGNO para os servidores, principalmente os cargos de técnicos que recebem - d 03 salários mínimos servidores de CARREIRA quase se APOSENTANDO.. Esse RGA que foi CRIADO é um retorno pro GESTOR...???????
    2
    2



  • FRANCISCO LOPES MOREIRA

    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 12h57
  • A Justiça deve, imediatamente, acionar os dirigentes do BANCO DO BRASIL para exigir que essa instituição bancária indenize todos os Servidores Públicos lesados pelas suas ações desonestas de fazer Empréstimos Consignados "casados" com CDC's... O Contrato de Exclusividade "ajeitado" pelo Governador Mauro Mendes deve ser revisto... Ou melhor, cancelado... Todos os "Contratos" firmados entre o BANCO DO BRASIL e os Servidores públicos devem ser Renegociados. O BB precisa pagar pelo descumprimento das cláusulas contratuais com o Estado de Mato Grosso, sendo condenado com as mesmas taxas de juros e multas que cobra do povo...
    3
    0



  • Mara Aparecida diniz

    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 12h37
  • Já tive empréstimo de 5.000 na conta quando começarem descontar na folha fui no banco superaram de descontar mas colocaram meu nome spc
    1
    0



  • Raul

    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 11h29
  • Esse Dilemario é um baba ovo inútil. Bom de ter vergonha na cara!
    4
    2



  • PP

    Terça-Feira, 29 de Julho de 2025, 10h26
  • APERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR! OQUE ESPERAM O GOVERNADOR MAURO MENDES E SEU FAMIGERADO SECRETARIO (SEPLAG)PARA PLAGIAR O PREFEITO BOLSONARISTA NESSE DECANTADO ASSUNTO,,,,,, OU ENTÃO EXPLIQUEM O GOVENADOR E SEU PREPOSTO N A SEPLAG PORQUE ESTÃO DEITADOS EM BERÇO EXPLENDIDO
    8
    0











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet