Economia Domingo, 26 de Julho de 2020, 08h:45 | Atualizado:

Domingo, 26 de Julho de 2020, 08h:45 | Atualizado:

REABERTURA ECONÔMICA

Empresários comemoram ato Governo: "salva empresas e empregos"

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

comerciomascaras.jpg

 

As entidades representativas do setor comercial como Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Federação do Comércio (Fecomércio), Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá  e de Várzea Grandes (CDL), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Federação das Associações Comerciais de Mato Grosso (Facmat) e Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá (ACC) emitiram uma nota, na tarde desta sexta-feira (24), em apoio ao decreto publicado pelo Governo do Estado autorizando a reabertura do comércio.

“Trata-se do primeiro passo, muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos”. Entretanto, fazem uma alerta aos lojistas: “o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão. Quem abrir as portas precisa fazer isso com toda a segurança possível”, diz trecho da nota.

Por meio do decreto, o governo autorizou que todos estabelecimentos comerciais dos 141 municípios, que sejam considerados atividades não essenciais, possam ser reabertos com no máximo 70% da capacidade original para se evitar aglomerações que possibilitem a propagação da Covid-19.

Segundo as entidades, a atitude do Governo é um “voto de confiança” para com o setor que, em contrapartida, deve garantir o cumprimento das medidas, resguardando os trabalhadores e os clientes. 

A medida beneficia diretamente os empresários de bares, restaurantes, shoppings, academias, dentre outros, de Cuiabá e Várzea Grande que tiveram a quarentena estendida ontem por mais 14 dias, por decisão do juiz José Luiz Leite Lindote, que deu ao Estado a autonomia para decidir sobre o funcionamento do segmento comercial em todas as cidades.

“A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas”, diz outro trecho da nota.

Ao autorizar a reabertura, Mauro Mendes ratifica a declaração das entidades comerciais que os mato-grossenses já estão adaptados às novas medidas de combate a doença, sendo que os estabelecimentos terão que cumpri-las integralmente. "Os mato-grossenses aderiram aos novos costumes de proteção e higiene com uso de máscaras, álcool a 70% em gel e distanciamento mínimo entre as pessoas", fundamenta.

Em entrevista hoje, ao presidente da CDL-Cuiabá, Nelson Soares, diz que a prefeitura de Cuiabá perdeu R$ 1 milhão em arrecadação, em razão do fechamento das academias. Por outro lado, tem gasto R$ 4 milhões para manter a frota de ônibus 100% funcionando. Ou seja, um prejuízo para o município.

Por outro lado, as instituições comerciais ressaltam que a população se conscientize dos riscos impostos pelo coronavírus, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário. “O isolamento é fundamental para vencermos essa situação”.

Íntegra da nota:

Aos empresários de Mato Grosso,

O governo do Estado acaba de liberar o funcionamento do comércio mato-grossense, dentro de regras estritas para garantir a prevenção à disseminação do coronavírus. Trata-se de um primeiro passo muito importante para a sobrevivência das empresas e a manutenção dos empregos.

Além disso, é também um voto de confiança na nossa capacidade de implantar e garantir o cumprimento das medidas, protegendo a saúde dos nossos trabalhadores e também dos clientes. A pandemia não foi embora. Pelo contrário, ela vai permanecer entre nós durante um longo tempo – e precisamos aprender a conviver com isso, levando muito a sério todas as medidas preventivas. Caso contrário, certamente teremos novos fechamentos e ainda mais perdas econômicas, além de maior risco à vidas das pessoas.

Portanto, o momento é de reflexão para a melhor tomada de decisão: quem abrir as portas, precisa fazer isso com toda a segurança possível. Nós, das entidades representativas – como a Fiemt, Fecomércio, CDL Cuiabá, CDL Várzea Grande, FCDL, Facmat, ACC Cuiabá – continuamos à disposição para apoiar com orientações, protocolos, materiais informativos e o que mais for necessário para que os empresários estejam plenamente cientes sobre o que devem fazer.

É fundamental também que a população em geral esteja cada vez mais consciente dos riscos, evitando aglomerações e saindo de casa apenas para que o for realmente necessário. 

Mais do que nunca, contamos com a colaboração de todos. E continuem contando com a nossa. Juntos, vamos atravessar esta crise.

Cuiabá, 24/07/2020

Gustavo de Oliveira

Fiemt - Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso 

José Wenceslau de Souza Junior

Fecomércio – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso

Nelson Soares Junior

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá

David Willian Corrêa Pintor

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande 

Ozair Nunes Bezerra

FCDL – Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso

Jonas Alves de Souza

Facmat - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do estado de Mato Grosso

ACC - Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá





Postar um novo comentário





Comentários (18)

  • Cansado de puxa saco de Governador

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 20h38
  • Empresário puxa saco neh !? Pois foi o próprio Estado que pediu ao Juiz pra fechar o comércio !
    2
    0



  • Rafaela

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 20h31
  • As pessoas precisam de higiene para não contaminar os outros. Não podemos esquecer que a fome pode matar mais que o vírus, eu mesmo quebrei, tive que dispensar os funcionários e entregar o imóvel alugado. Precisamos encarar o problema e não se esconder dele, pois se a pandemia durar um ano, como é que fica? No início da pandemia eu achava um absurdo a postura do presidente, mas agora entendi a preocupação dele com a economia. Agora tenho certeza que o Bolsonaro estava correto.
    0
    5



  • Covid no Biroliro

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 20h11
  • Empresários querendo salvar seus CNPJ's às custas dos CPF's dos trabalhadores.... tenham dó.
    3
    0



  • Andr?

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 19h45
  • Marcos Flavio, isso prova que você e muitos outros estão errados desde sempre. Larga de falar besteira e de acreditar em mentiras veiculadas em wapp, twitter e facebook...tenha pensamento critico, analitico e independente...desgarre do rebanho
    3
    0



  • pastor Hosgay

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 18h14
  • Só falta agora os trabalhadores contaminarem de covid 19 e se forem espertos contaminem os patrões, caso contrário os idiotas morrerão primeiro...viva a cloroquina...viva Bolsonaro.
    8
    0



  • Marcela

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 17h58
  • Meu dinheiro esses empresários não terão mais. Agora só compro via internet. Vai morrer muita gente ainda com essa abertura do comércio, lamentável. Quando o número estiver fora do controle aí vão fechar novamente, aí vai ser tarde demais.
    9
    1



  • Amosil

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 17h14
  • Veja bem . Quem autorizou a abertura total foi o Juiz e o Governador... DANE- SE A POPULAÇÃO MAU EDUCADA.
    4
    0



  • Lucia Maryini

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 16h03
  • Quero ver empresário recusando cliente que não cumpre norma de segurança! Serão responsáveis junto com as autoridades pelas novas mortes!
    12
    2



  • Jean Carlo Rossi

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 14h00
  • Bando de idiotas, aí aumenta muito os casos e ai vai ficar mais tempo fechado. Ao invés de abrir algumas poucas horas por dias vai ficar direto fechado. Vc acha que os "empresários" da praça popular estão preocupados com a população, com os funcionários? Tão nem ai , sevem que quem lotou a praça popular , se aglomerou e não usou máscaras tem mais é que ir pra vala mesmo pra deixar de ser ignorante. A população escuta um imbecil como esse prefeito falar e age como se o vírus tivesse acabado. Sábado a noite já tinha muito carro andando na rua e domingo cedo um bando de imbecis fazendo caminhada sem máscara.
    12
    3



  • Diogo Nogueira

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 13h46
  • Ainda teve um imbecil falando que o Bozo tá certo. Deve ser um acéfalo, um idiota lambedor de sal ou é mau caráter mesmo. Até o outro estúpido líder do Bozo que é o Trump assumiu que fez cagada, tá tomando tinta na campanha até máscara ta usando e dizendo que usar máscara é patriota. Um ruminante , quadrúpede vem falar um trem desse. É o típico bolsopetista tá afundando na merda e não dá o braço a torcer. Bom que deu um jeito ou de outro ele não ganha mais, ctza que muito gado ignorante vai pra vala. Preocupado muito que o Bozo tá com o gado dele. Se não tiver eleitor desse animal vivo ele vai perder a eleição. Que cara burro
    13
    4



  • empresario preocupado

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 11h09
  • condenaçao a morte da populacao pelo virus, vou continuar fechado, vidas é mais importante que economia.
    19
    5



  • Nego Preto

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 10h27
  • Desde que a Covid 19 passou a matar mais pobres, os ricaços passaram a fazer pouco caso. Pensando em faturar e ficar cada vez mais ricos, os empresários pressionam as autoridades (na surdina) para abrir o comércio. Se algum deles ficar doente, terá toda a assistência. Quanto aos funcionários que pegam ônibus lotado, atendem ao público, ficam na linha de frente... só resta a sorte.
    17
    5



  • Hermes Santos

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 10h27
  • Até dia 10/08 vamos ver as consequências dessa abertura a INCOMPETENTE dupla - Mauro Mala e Paletó.
    16
    3



  • Negr?o

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 10h24
  • Só quem não participou da festa foi o trabalhador! Esse vai continuar usando Ônibus lotados, levando e trazendo vírus para os pais e familiares! Viva a vida em hipocrisia.
    15
    2



  • Marcos Fl?vio

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 10h02
  • Isso prova que o presidente Bolsonaro estava certo desde o início.
    7
    23



  • Analista Pol?tico

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 09h39
  • Daqui a 10 dias não tem mais UTI's daí o comércio fecha novamente. Eu quero é saber das UTI's Sr. Mané Paletó?
    14
    2



  • Indignado

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 09h19
  • O pessoal que não morreu na primeira leva do Covid-19 vai morrer nesta.
    15
    3



  • pedro jose

    Domingo, 26 de Julho de 2020, 09h07
  • SE POVO SE CUIDASSE NO ENTANTO VAI AUMENTAR MUITO MAIS MUITO NUMERO DE CASOS E MORTES PORQUE INFELIZMENTE O POVO ACHA QUE NAO EXISTE VIRUS ENTAO VAMOS VER O VAI DAR ISSO QUE NEM CHEGOU NA CURVA
    12
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet