Economia Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 11h:18 | Atualizado:

Segunda-Feira, 24 de Fevereiro de 2014, 11h:18 | Atualizado:

Notícia

Empresários industriais fazem reivindicações à Sema-MT

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Os empresários industriais mato-grossenses expuseram na última sexta-feira (21.02), para a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), as principais deficiências relacionadas aos serviços prestados pelo órgão, que prejudicam o desenvolvimento industrial do Estado. Os secretários adjuntos, Ilson Sanches e José Rezende, representaram o secretário da Sema, José Lacerda, na sede do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt) durante a Reunião Mensal da Diretoria da instituição.

Na ocasião foram apresentados os principais problemas ambientais enfrentados pela indústria que afetam a produtividade e competividade das empresas em Mato Grosso, além de manifestar sugestões para melhorar as atividades desenvolvidas pela secretaria. “A vinda dos secretários é importante porque temos que nos aproximar mais da Sema, fazer reuniões para ter melhorias que realmente contribuam para o crescimento e desenvolvimento sustentável da indústria de Mato Grosso”, disse o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan.

Entre as principais ponderações do setor industrial no encontro foram as taxas elevadas, morosidade na expedição de licenças, ausência de política pública para a destinação final de resíduos, a descentralização de licenciamento e a apreensão total da madeira. “Para os planos de manejo não existe mais a exigência da LAU [Licença Ambiental Única]. Semana passada foi baixado um decreto estipulando que os planos de manejos serão aprovados somente com o CAR [Cadastro Rural Ambiental]”, antecipou José Rezende.

Em relação a apreensão total da madeira, os empresários defenderam que há uma interpretação equivocada do inciso 3º do artigo 47 do Decreto 6514/2008, onde está escrita a expressão ‘autuação’ e não ‘apreensão’ da madeira. “Vamos nos reunir com o setor de fiscalização e trazer a aplicação correta da legislação. O nosso objetivo é contribuir com a melhoria e acertos, e não ser entrave para o desenvolvimento econômico do Estado, mas sim parceiros”, garantiu o secretário Rezende.

Sanches informou ainda ao grupo de empresários que está havendo investimento na secretária para a melhoria do atendimento, como, por exemplo, a ampliação tecnológica no setor de informática e na infraestrutura das secretarias regionais existentes no Estado.  “Não vejo outra saída para o desenvolvimento do Estado que não seja ampliarmos as atividades empreendedoras. Não adianta dar incentivo por um lado e criar obstáculos por outro. Tem que haver uma discussão para evitar o confronto, e nada melhor que uma proposta de discussão para aprofundar isso”, disse o secretário Ilson Sanches.

 

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia








Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet