O Fórum Agro, composto pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), pela OCB/MT, Acrimat, Ampa, Acrismat, Aprosmat e Aprofir, notificou oficialmente a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA-MT) e solicitou a suspensão temporária do sistema CAR Digital 2.0. O ofício 010/FAMT/2025 foi protocolado nesta quinta-feira (04.07). A medida foi tomada após a identificação de inconsistências no sistema, que poderiam resultar na validação automática do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a qualquer custo, gerando riscos ao produtor rural, especialmente quanto à segurança jurídica dos registros.
Todas as inconsistências estão registradas no referido ofício. A solicitação prevê que o sistema só volte a operar após passar por ajustes técnicos, garantindo seu pleno funcionamento e confiabilidade.
Além disso, foi defendido que o sistema seja testado com a participação ativa do setor produtivo, assegurando que as demandas e preocupações dos produtores rurais sejam consideradas. Essa ação representa o compromisso do Fórum Agro e de todas as entidades com a defesa dos interesses do produtor rural e a busca por soluções que garantam transparência, segurança jurídica e eficiência na regularização ambiental em Mato Grosso.
No momento, as entidades que representam o setor agropecuário, aguardam o posicionamento oficial da Sema-MT em relação à solicitação apresentada e seguem à disposição para dialogar e contribuir com a construção de soluções que tragam segurança e equilíbrio ao processo de regularização ambiental no estado. Entidades que compõem o Fórum Agro: Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato); Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/MT); Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat; Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão (Ampa); Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir) e Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).