Lucas do Rio Verde deu mais um passo para consolidar sua posição como futuro polo logístico e agroindustrial no estado. Na manhã da última quarta-feira (30), representantes da SETTA Combustíveis, Grupo FAN Distribuidora e da DTC Terminais apresentaram ao prefeito Miguel Vaz o plano de implantação de um terminal de combustíveis, com investimentos estimados em R$ 50 milhões.
Com capacidade inicial de 14 mil m³ e possibilidade de expansão para mais que o dobro, o terminal será instalado no setor industrial de Lucas do Rio Verde, em uma área de aproximadamente 48 mil metros quadrados, e deve criar mais de 200 empregos diretos e indiretos durante as obras, além de cerca de 25 empregos diretos e 100 indiretos na operação.Durante a reunião, o prefeito Miguel Vaz enfatizou o impacto positivo do projeto na economia local. “Investimentos como esse são engrenagens importantes para o município. Eles impulsionam a geração de empregos e contribuem para a entrega de serviços públicos com mais qualidade. Ficamos felizes com a chegada de empresas que acreditam em Lucas e ajudam a fazer a economia girar.”
A localização privilegiada, somada à infraestrutura crescente e ao dinamismo do agronegócio regional, tem transformado Lucas do Rio Verde em um futuro entroncamento logístico para o Médio-Norte de Mato Grosso. A duplicação da BR-163, a chegada da malha ferroviária e a integração com grandes polos de produção impulsionam a escolha de empresas pelo município.
Segundo José Roberto Machado Júnior, diretor da DTC Combustíveis, “quando falamos de Lucas do Rio Verde, falamos de produtividade, de logística integrada, de ambiente para grandes investimentos. A natureza do município responde por si só.” Ele destacou ainda que “é como colocar o trilho para o trem andar”, ao se referir à conexão entre infraestrutura e estratégia empresarial.
Na segunda-feira anterior, dia 28 de julho, os investidores, ao lado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, participaram de uma agenda institucional em Cuiabá, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec-MT). O objetivo foi apresentar o projeto e buscar apoio institucional para as fases de licenciamento e implantação. O encontro contou com a presença do diretor-presidente da Invest MT, Mirael Praeiro; do secretário adjunto de Agronegócio e Investimentos, Anderson Lombardi; da secretária adjunta de Agronegócio, Crédito e Energia, Linacis Silva Vogel Lisboa; e do coordenador de Comércio Exterior da Sedec-MT, Leonardo Figueiredo.
“O Estado tem sido um grande parceiro do município na atração de investimentos. Com o apoio técnico da Invest MT, ganhamos ainda mais força para desburocratizar processos e viabilizar um ambiente seguro, competitivo e ágil para os empreendedores”, explicou Welligton Souto, secretário de Desenvolvimento Econômico de Lucas do Rio Verde.
Para Mirael Praeiro, “o exemplo de Lucas do Rio Verde, ao promover de forma proativa a atração de investimentos, reflete exatamente a estratégia que buscamos replicar em todos os municípios com potencial”. Segundo ele, a Invest Mato Grosso está à disposição desde o planejamento até a execução dos projetos, garantindo agilidade e segurança ao investidor.
Com o plano consolidado, o próximo passo será a finalização do projeto executivo, a obtenção das licenças ambientais e operacionais e o início das obras, previstas para os próximos meses. O novo terminal de combustíveis reforçará a infraestrutura de distribuição da região, contribuindo para posicionar Lucas do Rio Verde como hub logístico multimodal, integrando rodovias, ferrovias e o agronegócio de alta escala.