A Junta Comercial de Mato Grosso (Jucemat) lançou um edital de notificação no Diário Oficial em 16 de julho, convocando empresários e contadores para procurar a equipe técnica do órgão e dar andamento aos processos que se encontram parados por erros. A lista tem 323 processos que apresentam irregularidades entre os anos de 2009 e 2017.
Como explica o secretário-geral interino da Junta, Kenner Langner, todo o processo de abertura de empresas e registros mercantis passa pela checagem de dados e quando são detectados erros, como por exemplo, no preenchimento de dados e/ou ausência de informações, automaticamente são notificados via portal institucional da Jucemat. “Sempre que são encontrados erros os clientes são notificados das pendências, porém, muitos não dão continuidade ao e deixam de checar a situação, por isso, os processos acabam ficando ‘parados’, porque só avançam aquele que estão em total conformidade com os requisitos exigidos”, complementa.
O gestor conta ainda que, na maioria dos casos, esses processos falhos são feitos pelos próprios empresários sem o apoio de uma consultoria técnica e, por isso, muitos acabam não acompanhando o andamento da documentação porque acham que só basta dar entrada no registro. “Como tudo na vida, quando se inicia algo é preciso dar continuidade, acompanhar até que seja concluído e o processo deferido pela Junta. Sem as orientações necessárias, muitos deixam de acompanhar a situação e acabam tendo seus processos interrompidos devido aos erros no preenchimento, que muitas vezes, são itens facilmente corrigíveis”, diz Kenner.
A orientação final é que todos os empresários que querem estar de acordo com a legislação acompanhem o site da Jucemat que sempre lista os processos que se encontram pendentes e os que estão concluídos. Desde a publicação do edital até esta terça dia 14 de agosto, apenas dois empresários procuraram a Junta para retomar os processos parados. “Quem não nos procurar em até 90 dias terá seu processo descartado”, avisa o gestor.