04 de Junho de 2020,

Economia

A | A

Sábado, 23 de Maio de 2020, 20h:05 | Atualizado:

1 MIL KM DE ASFALTO

Mauro lembra que MT mantém investimentos em meio a pandemia

Governador afirma que, mesmo sem apoio federal, Estado está com contas sob controle graças a ajustes feitos em 2019

metropolitano-mauromendes.jpg

 

O governador Mauro Mendes afirmou que as políticas de ajuste fiscal iniciadas já no início do mandato, em 2019, estão permitindo que o estado possa enfrentar a pandemia do coronavírus com “mais serenidade”. Mendes reforçou que o Estado continua a investir nas obras de Infraestrutura, de forma a manter a economia aquecida e gerar empregos.

“Estamos mantendo o ritmo de investimento. Temos hoje mil km de asfalto sendo recuperados dentro do estado, um programa de obras consistente, e com um recurso que vem do próprio agronegócio, de um fundo estadual que existe aqui [Fethab]. Então, aqui em Mato Grosso vamos passar o mês de maio com tranquilidade, mas a ajuda é importante e será bem-vinda. Mas nós aguentamos ainda um pouco mais em função desse arrocho fiscal que fizemos em 2019, e aí entramos 2020 mais preparados. E preparados, quando vem o vendaval, você passa melhor por essas intempéries”, destacou. 

A declaração foi dada em entrevista à CNN Brasil, na noite de quinta-feira (21.05). 

Na ocasião, o chefe do Executivo Estadual relatou que a reunião do presidente da República, Jair Bolsonaro, com todos os governadores do país foi muito tranquila e propositiva. E que o presidente se comprometeu a sancionar o projeto que garante ajuda aos estados para compensar as perdas causadas pela pandemia.

No entanto, Mendes pontuou que, mesmo não tendo recebido grandes aportes do Governo Federal até o momento, o Estado de Mato Grosso tem conseguido manter as contas em dia e os serviços públicos em funcionamento, apesar da queda de arrecadação.

“A nossa economia continua razoavelmente bem. Em abril, perdemos 7% de arrecadação comparando com abril de 2019, e em maio expectativa de perder 15% comparado com o mesmo período de 2019”.

De acordo com o governador, a situação estável que Mato Grosso tem conseguido manter é fruto de toda a reestruturação da máquina pública, com menos gastos, incremento de receitas, redução de secretarias e cargos, isonomia fiscal, otimização da mão de obra e desburocratização dos serviços públicos.

“Há um ano atrás, quando assumi o Estado de Mato Grosso, tínhamos 13º atrasado, salários atrasados, dívidas monstruosas com os fornecedores. Implementei, a partir de janeiro de 2019, um plano de ajuste fiscal, segurando despesa e aumentando receita, e para isso tive que comprar confusões com agronegócio, servidores, indústria, comércio. Mas chegamos no final do ano pagando salário em dia, 13º em dia, fornecedores em dia, e agora começamos o ano muito bem. Com isso, tenho hoje um Governo que está com as contas em dia e tínhamos aí uma reserva, um caixa, que me permite enfrentar a pandemia com um pouco mais de serenidade”, explicou.

 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • José Afonso (Professor Aposentado) | Domingo, 24 de Maio de 2020, 06h14
    0
    0

    ✓^Lembre-se que (Associação Sindicatos dod Servidores Executivo - Mt) ✓Recordará. #Nunca ESSE atual GOVERNO (DEM) teve Caixa pro ((RGA) + pó da CONGELAR e + Aumentar Alicota 11 pra 14% INSS aí sim. ✓vamos fazer nossa campanha via rede social e as (*materias está tudo em PDF Arquivo pro dia 05 OUTUBRO 2020 nas MUNICIPAIS não ao DEM e pro dia 05 OUTUBRO 2022 não vote DEM)

  • Trabalhador honesto | Domingo, 24 de Maio de 2020, 05h15
    0
    0

    #VOLTA PEDRO TAQUES!!!

  • Vereador | Domingo, 24 de Maio de 2020, 04h47
    0
    0

    GOVERNADOR NA CAMPANHA ELEITORAL O SENHOR GRAVOU UM VÍDEO JUNTAMENTE COM A PREFEITA DE TORIXORÉU E PROMETEU A NOS DE TORIXORÉU E REGIÃO QUE VOTASSE NO SENHOR QUE SE GANHASSE CONCLUIRIA OS 14 KM DA MT - 100 RESTANTES PARA LIGAR TORIXORÉU AO PONTAL DO ARAGUAIA. E, ANO PASSADO 2019 O SENHOR VEIO AQUI NO PONTAL DO ARAGUAIA E PROMETEU NOVAMENTE QUE EM 2020 ATÉ NOVEMBRO O SENHOR CONCLUIRIA ESSE TRECHO. PORÉM, ATÉ AGORA NEM A LICITAÇÃO O SENHOR LANÇOU! EU PERGUNTO GOVERNADOR O SENHOR NÃO VAI CUMPRIR COM SUA PALAVRA PERANTE A NOSSA POPULAÇÃO QUE É UMA DAS MAIS POBRES DO ESTADO, MESMO DIZENDO QUE ESTA FAZENDO MIL QUILÔMETROS? GOVERNADOR A NOSSA REGIÃO DEPENDE DA CONCLUSÃO DA MT- 100 PARA SE DESENVOLVER TRANSPORTANDO A SUA PRODUÇÃO PARA O TERMINAL FERROVIÁRIO DE ALTO ARAGUAIA-MT. E, ASSIM DESENVOLVER A QUALIDADE DE VIDA DA NOSSA GENTE . INCLUSIVE SOMOS CONHECIDOS COMO O VALE DOS ESQUECIDOS EXATAMENTE POR SERMOS SEMPRE ESQUECIDOS DA POLITICAS PUBLICAS E APÓS SUA PROMESSA A ESPERANÇA DO POVO SE AFLOROU E AGORA VENDO OBRAS E MAIS OBRAS E NADA DE CUMPRIR A PROMESSA AGENTE COMEÇA A ENTRISTECER .ESPERO PARA A FELICIDADE E MELHORIA DA VIDA DE NOSSA REGIÃO QUE O SENHOR GOVERNADOR CUMPRA COM A SUA PROMESSA URGENTE!!!!

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS